Clima

Frente fria avança pelo Sul do país com chuva, vento forte e granizo

Uma forte frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul desde a noite de ontem (29), provocando ventos fortes, pancadas de chuva e granizo em algumas localidades. Uruguaiana teve rajadas de até 70 km/h por volta da 1 hora da madrugada, conforme a Climatempo. Municípios da região de Pelotas tiveram registros de granizo, especialmente Capão do Leão e Morro Redondo. A Defesa Civil afirma que distribuiu lonas e que ainda está levantando os dados sobre a zona rural e possíveis estragos em lavouras.

“No decorrer desta quarta-feira, esta frente fria avança sobre o Sul do Brasil e deve espalhar nuvens com potencial para temporais também sobre Santa Catarina e sobre o Paraná. Os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul também vão sentir um aumento da nebulosidade e das condições para chuva nesta quarta-feira por causa da aproximação desta frente fria”, informa a Climatempo.

Um alerta de perigo para chuvas intensas foi emitido hoje (30) pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Além de todo o estado de Santa Catarina, o aviso abrange o Noroeste e Nordeste gaúchos e grande parte do Sul do Paraná. O risco é de chuva entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos de até 100 km/h.

Ar polar

As temperaturas já começaram a cair no Sul do país e a queda ainda deve se acentuar. O Inmet chegou a divulgar hoje um aviso de risco à saúde, devido ao declínio maior do que 5ºC. O alerta abrange também o Sul do Mato Grosso do Sul.

Essa forte queda de temperatura é causada pela entrada do ar frio de origem polar e ainda deve se estender para outros estados, chegando até Rondônia e Acre, conforme a Climatempo.