O destaque do tempo para a América do Sul nesta semana fica por conta de uma nova frente fria que avança pela Argentina, Uruguai e sul do Brasil.
Nesta terça-feira (5), uma frente fria se afasta da costa brasileira, tendo alcançado pouca abrangência sobre o continente sul-americano, pois há uma massa de ar seco no interior do continente oferecendo resistência para o ingresso de frentes fria e chuva no interior do continente.
Esta massa de ar seco dita o tempo entre boa parte do Brasil, Peru, Bolívia e Paraguai, trazendo manhãs frias, tardes quentes e baixa umidade relativa do ar.
No entanto, na quarta-feira (6) uma nova frente fria se forma nas proximidades da costa da Argentina e Uruguai. No dia seguinte, quinta-feira (7), a frente fria alcança a campanha gaúcha e muda o tempo na metade sul do Rio Grande do Sul, com eventos de chuva forte e trovoadas. Após uma rápida passagem pelo estado gaúcho, a frente fria se afasta diminuindo a chuva.
Logo após a passagem de uma frente fria, uma massa de ar frio ganha espaço, porém ela não deve trazer temperaturas muito baixas.
Fonte: Climatempo