Nesta quarta-feira (29), a presença de uma área de baixa pressão atmosférica próximo do norte da Argentina e do Paraguai, combinada com o fluxo de ventos em média e alta atmosfera, mais cavados meteorológicos e aproximação de uma frente fria vão potencializar os temporais por grande parte do Rio Grande do Sul e também áreas de Santa Catarina.
As áreas do oeste do Rio Grande do Sul e o centro e oeste catarinense serão mais afetados devido à, esse fluxo de umidade que vem do interior do país, combinado com a passagem da frente fria. Por isso a chuvarada deve vir acompanhada por ventania, por acumulados bem altos, com potencial de temporais e risco de granizo.
As áreas da fronteira oeste do estado gaúcho, também ficam com alerta para chuva forte e não se descarta eventual queda de granizo.
Durante a quinta-feira (30), conforme a frente fria avança em alto mar, a chuva vai aumentar no norte do Rio Grande do Sul, podendo acontecer a qualquer momento do dia. Ainda tem instabilidades associadas aos cavados. Além disso, na quinta a circulação dos ventos marítimos deixa o tempo fechado, desde a região de Porto Alegre, passando por Santa Maria, toda campanha gaúcha, todo o litoral sul e extremo sul do estado.
A quinta já começa um pouco mais nublada e tem uma boa queda na temperatura em relação ao começo da semana. Ao longo da sexta-feira (31), uma segunda frente fria mais potente volta atingir o Rio Grande do Sul, fortalecendo os temporais e o risco alto de chuva volumosa.
Fonte: ClimaTempo