
Para o final de semana, a previsão é de instabilidade devido a uma frente fria vinda do Uruguai em direção ao Rio Grande do Sul. Já para a próxima semana, a previsão do tempo indica retorno de tempo estável devido a um sistema de alta pressão que deve atuar em todo o RS.
As informações constam no Boletim Integrado Agrometeorológico 03/2026, produzido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Sexta-feira (16/1): a atuação de uma frente fria próxima ao Uruguai pode trazer instabilidade para a metade Sul do Rio Grande do Sul. Assim, há previsão de chuva fraca a moderada, localmente forte em pontos isolados, nessa região.
Sábado (17/1): o tempo seguirá instável devido à passagem da frente fria, com previsão de chuva em grande parte do Estado, exceto na porção Sudeste.
Domingo (18/1): a frente fria deve começar a avançar e reduzir sua influência sobre o território gaúcho, fazendo com que a precipitação fique restrita às porções Oeste e Norte do Estado.
Segunda-feira (19/1): a influência da frente fria deve seguir diminuindo, mantendo a ocorrência de precipitação apenas em áreas isoladas das porções Oeste e Norte.
Terça (20/1) e quarta-feira (21/1): a atuação de um sistema de alta pressão deve favorecer o retorno do tempo estável em todo o Rio Grande do Sul, sem previsão de chuva significativa. Nesse período, as temperaturas apresentarão elevada amplitude térmica diária.
De forma geral, os acumulados de precipitação previstos variam entre 5 e 30 milímetros na maior parte do RS. As regiões da Fronteira Oeste, Missões, Alto Uruguai, Norte, Campos de Cima da Serra, Central e Sul, podem ter valores um pouco maiores do que 30 milímetros em pontos isolados.
Fonte: Seapi
