Previsão do tempo

Extremos atingem o Brasil: frio de inverno em pleno janeiro e chuva de até 200 mm

Primeira semana de janeiro se encaminha para o fim com extremos de temperatrua baixa no Sul e de chuva pela ZCAS no Sudeste

Campos cobertos pelo gelo da geada no amanhecer da segunda-feira em São Joaquim (SC) | Foto: Mycchel Legnahi/ Divulgação
Campos cobertos pelo gelo da geada no amanhecer da segunda-feira em São Joaquim (SC) | Foto: Mycchel Legnahi/ Divulgação

Chuva intensa em parte do Sudeste, frio fora de época no Sul e grande ressaca do mar marcaram o começo da semana no Brasil. As condições de instabilidade persistem no Sudeste com a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul enquanto no Sul o ar frio começa a enfraquecer e a temperatura entra em elevação.

Estações meteorológicas registraram na segunda-feira no Rio Grande do Sul mínimas de 1,5ºC em São José dos Ausentes; 3,8ºC em Cambará do Sul; 4,0ºC em Pedras Altas; 4,1ºC em Soledade; 4,5ºC em Bom Jesus; 4,9ºC em Pinheiro Machado; 5,1ºC em Monte Alegre dos Campos; 5,5ºC em André da Rocha; 5,6ºC em Vacaria; 5,8ºC em São Francisco de Paula; 6,6ºC em Herval e Getúlio Vargas; e 6,8ºC em Fontoura Xavier.

Fez ainda 7,1ºC em Capão Bonito do Sul; 7,5ºC em São Marcos, Canela e Caxias do Sul; 7,7ºC em Pontão; 7,8ºC em Gramado Xavier; 7,9ºC em Antônio Prado e Coxilha; 8,0ºC em Muitos Capões, Jacuizinho e Bagé; 8,1ºC em Lagoa Vermelha; 8,2ºC em Farroupilha; 8,3ºC em Espumoso e Chuí; 8,5ºC em Ijuí; 8,6ºC em Ilópolis, Hulha Negra e Ernestina; 8,7ºC em Ronda Alta e Carazinho; 8,8ºC em Campo Borges, Quatro Irmãos e Pelotas; e 8,9ºC em Boqueirão do Leão, Passo Fundo e Sertão.

Os termômetros marcaram também 9,0ºC em Chapada; 9,2ºC em Pinhal da Serra; 9,3ºC em Veranópolis, Jaguarão, Tupanciretã e Sarandi; 9,4ºC em Dois Lajeados, Gramado e Piratini; 9,5ºC em Cerrito e São Sepé; 9,6ºC em São José do Ouro, Vera Cruz, Livramento e David Canabarro; 9,7ºC em Monte Belo do Sul e Rio Grande; 9,8ºC em Santa Vitória do Palmar e Erechim; e 9,9ºC em Venâncio Aires, Riozinho, Não-Me-Toque, Nova Bréscia, Condor e Palmeira das Missões.

Santa Catarina também experimentou um amanhecer muito frio para a época do ano na segunda-feira com formação de geada nos campos de São Joaquim a mínimas de até 1ºC na região do Planalto Sul. As mínimas foram nas estações da Epagri-Ciram no Planalto Sul de 1,8ºC em São Joaquim e 4,1ºC em Urubici. Estações particulares chegaram a anotar 0,9ºC em São Joaquim.

Outras regiões do estado, como o Oeste e o Meio-Oeste, tiveram marcas de um dígito com mínimas, por exemplo, de 5,9ºC em Lebon Régis; 6,6ºC em Fraiburgo; 7,1ºC em Caçador; 7,3ºC em Campo Belo do Sul; e 8,1ºC em Maravilha.

As baixas temperaturas são consequência de uma forte massa de ar frio que chegou ao Rio Grande do Sul no sábado acompanhada de rajadas de vento de até 80 km/h e ressaca do mar na costa. Ontem (4), a mínima no estado foi de 2,4ºC em São José dos Ausentes.

Chuva volumosa no sudeste do brasil 

A atuação da chamada da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) trouxe altos volumes de chuva no Espírito Santo e em Minas Gerais com marcas de 100 mm a 200 mm em diversas cidades no começo da semana.

No estado do Espírito Santo, os volumes na rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) até o final da segunda-feira atingiram 183 mm em Rio Novo do Sul, 175 mm em Cachoeiro do Itapemirim, 174 mm em Piúma, 165 mm em Guarapari, 158 mm em Anchieta, 157 mm em Alfredo Chaves e Muniz Freire e 156 mm em Colatina.

Já em Minas Gerais, conforme o Cemaden, a chuva do fim de semana e da segunda-feira somou volumes de 182 mm em Iapu, 175 mm em Muriaé, 172 mm em Almenara, 164 mm em Miraí e 151 mm em Acaiaca.

Frio perde força e chuva segue no sudeste 

A massa de ar frio que chegou ao Sul do Brasil no fim de semana começa a enfraquecer. Apesar de as mínimas ainda serem baixas para esta época do ano, são mais altas nesta terça do que ontem e no domingo.

O Rio Grande do Sul amanhece nesta terça-feira com marcas em torno de 6ºC em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, enquanto o Planalto Sul Catarinense terá mínimas em torno de 7ºC a 8ºC.

Com o enfraquecimento do ar frio e a presença do sol, a temperatura se eleva mais também durante o dia no Rio Grande do Sul e Santa Catarina com máximas perto, ao redor e pouco acima dos 30ºC nos dois estados durante a tarde desta terça.

No Sudeste do Brasil, a da Zona de Convergência do Atlântico Sul manterá o tempo com instabilidade no Norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e do Centro para o Norte de Minas Gerais com risco de chuva localmente forte a intensa especialmente no Norte mineiro e no território capixaba.

Em outras áreas do Sudeste, a chuva será mais localizada por influência de ar tropical no interior e aporte de umidade na costa a partir da massa de ar frio que atua no Oceano Atlântico. Mesmo assim, o sol aparece com nuvens em vários pontos no decorrer desta terça.

Fonte: Metsul