Clima

Confira a previsão do tempo para os próximos dias

onforme a análise da MetSul Meteorologia, divulgado nesta sexta-feira (24), a chuva volumosa deve ocorrer em áreas do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e o Sul do Brasil na soma dos próximos dez dias, com acumulados em poucos dias acima da média do mês de novembro.

O fenômeno El Niño está atuando com forte intensidade e causando chuvas intensas em grande parte da Região Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em alguns municípios, o volume de chuva já passou 400 milímetros no mês de novembro. Para os próximos dias a umidade aumenta sobre o país, favorecendo um aumento da precipitação para diversas regiões do Brasil.

Conforme a análise da MetSul Meteorologia, divulgado nesta sexta-feira (24), a chuva volumosa deve ocorrer em áreas do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e o Sul do Brasil na soma dos próximos dez dias, com acumulados em poucos dias acima da média do mês de novembro.

Como a Região Norte se aproxima do período mais chuvoso do ano, conhecido como inverno amazônico, que se estende de dezembro até meados de maio, é esperado um aumento significativo das precipitações. Normalmente, esse período concentra entre 60% e 70% do total anual de chuvas. Já na Região Nordeste, por outro lado, o cenário é muito diferente. Será a região do país em que menos deve chover ao longo dos próximos dias com baixos volumes. 

No Centro-Oeste do Brasil, a condição de chuva será muito melhor que a observada no começo do mês. O Mato Grosso do Sul, em particular, deve concentrar os mais altos volumes com acumulados elevados em algumas localidades, o que será um alívio para os produtores rurais, que acabaram de semear soja. 

Para o Sudeste, a análise do MetSul projeta muita chuva na próxima semana. “Os próximos dez dias devem ter chuva expressiva em grande número de cidades paulistas, até com mais de 100 mm em algumas cidades. Onde mais deve chover no período será em São Paulo, áreas do Rio de Janeiro e do Oeste e do Sul mineiro. No Norte e no Nordeste de Minas Gerais, a chuva será mais escassa”, afirma a empresa de Meteorologia- MetSul.  

A região Sul do Brasil, já afetada pelo acúmulo de chuvas, terá uma trégua na chuva com um final de semana agradável para grande parte do RS, mas  deve permanecer em alerta, pois a previsão indica a continuidade de chuvas intensas nos próximos dias. Nos próximos dez dias, espera-se um alto volume de chuvas em várias cidades do Paraná, Santa Catarina e no Norte do Rio Grande do Sul, podendo atingir índices entre 100 mm e 200 mm em algumas áreas. Se espera um episódio de chuva volumosa durante a primeira metade da próxima semana nessas regiões, o que pode resultar em alagamentos e inundações em algumas localidades, especialmente entre o Norte do Rio Grande do Sul e o Paraná.

Destaque Rural com informações do Inmet e MetSul Meteorologia.