Uma massa de ar frio derrubou os termômetros no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Após uma mudança radical na temperatura na quinta-feira (27), a sexta-feira (28) amanheceu com mínimas muito inferiores ao que vinha sendo registrado. Os termômetros indicaram no começo desta sexta-feira mínimas de 11,2ºC em Canela (Caracol), 11,7ºC em São José dos Ausentes e 12,2ºC em Caxias do Sul.
O fim de semana será marcado por noites frias para esta época do ano em algumas regiões dos estados. As mínimas devem cair abaixo de 10ºC em alguns locais como no Planalto Sul Catarinense e na área dos Campos de Cima da Serra. Em São José dos Ausentes, por exemplo, os termômetros podem indicar entre 7ºC e 9ºC nas baixadas.
A temperatura baixa para o final de janeiro, entretanto, não deve se limitar a estas regiões de maior altitude. No Norte gaúcho, por exemplo, locais de baixada da região de Soledade também pode anotar mínimas tão baixas quanto 11ºC ou 12ºC.
Na maior parte do Rio Grande do Sul, entretanto, as mínimas do fim de semana tendem a se situar entre 14ºC e 17ºC. As marcas são até 5ºC abaixo do que é normal para esta época do ano durante a madrugada.
A temperatura baixa se limita essencialmente ao período noturno e ao amanhecer, como é o normal nesta época do ano. Com o nascer do sol, as marcas nos termômetros rapidamente se elevam e as tardes são agradáveis. Na Fronteira Oeste e no Noroeste, onde a influência do ar frio é menor, as tardes têm até um pouco de calor.
Massa de ar frio
A temperatura abaixo da média decorre de uma massa de ar frio de trajetória oceânica que ontem ingressou no Rio Grande do Sul. Com o perfil mais seco na atmosfera e a menor cobertura de nuvens esperados para o fim de semana, a tendência é que o resfriamento no período noturno seja mais acentuado, o que vai levar às mínimas baixas para esta época do ano depois de um período de calor extremo que fez com que o estado gaúcho anotasse 15 dias seguidos de máximas acima dos 40ºC.
Fonte: Metsul