Previsão do Tempo

Região Sul terá onda frio e fortes geadas nos próximos dias

Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão os estados mais afetados, além de áreas no sul do Paraná

Foto mostra mapa do Brasil com ondas de frio chegando ao sul do país.
Projeção de anomalia de temperatura (desvio da média histórica) para a manhã de segunda-feira do modelo alemão Icon | Imagem: Divulgação/MetSul

A Região Sul do Brasil terá temperaturas mais baixas e registro de geadas forte nos próximos dias, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa condição acontece devido à passagem de uma frente fria, entre a sexta-feira (28) e o sábado (29), acompanhada de uma forte e ampla massa de ar de origem polar, aliada ao ar frio e seco. Os estados mais afetados serão Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do sul do Paraná.

Essa será a massa de ar frio mais forte a alcançar o Brasil em 2024, até agora, e a primeira incursão de ar mais gelado do inverno, segundo a MetSul. Trata-se de uma incursão de ar frio com trajetória continental, ou seja, que avança pelo interior do continente, o que provoca resfriamento em uma extensa área da América do Sul.

A mudança de direção e a intensificação dos ventos, iniciada no fim da sexta até o domingo (30), vai causar baixa sensação térmica e acentuar o frio em todas as áreas do Sul do País, conforme o Inmet.

Chuva e queda nas temperaturas

No decorrer da passagem da frente fria, a formação de áreas de instabilidade pode provocar chuva na metade norte do Rio Grande do Sul, e também, entre Santa Catarina e o Paraná no sábado (29).

Ainda de acordo com o Inmet, a previsão mostra bastante umidade no norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina no decorrer da passagem da frente fria. No sábado (29), ao longo do seu deslocamento pelo Paraná, a umidade se concentra no estado.

Além da chuva e umidade, ventos na faixa leste do estado gaúcho, soprando de oeste a sul, irão acentuar o frio e também devem ajudar a represar o lago Guaíba até o domingo (30).

Temperaturas e geadas

A previsão do Inmet é de temperaturas entre 0°C e 5°C nas madrugadas, iniciando no sábado (29) até, pelo menos, a segunda-feira (01). Há possibilidade de temperaturas negativas entre 0°C e -5°C em áreas da campanha e, principalmente, nas serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.

As madrugadas de domingo e de segunda-feira terão mínimas negativas ou perto de 0ºC na grande maioria das cidades gaúchas, com o domingo sendo o dia mais frio na maior parte dos municípios, segunda a MetSul.

Os termômetros podem indicar até -1ºC ou 0ºC em Santa Maria; -3ºC a -5ºC no Noroeste; -2ºC a -4ºC na fronteira com o Uruguai e na Campanha; -1ºC a -3ºC na região de Passo Fundo; e marcas abaixo de 5ºC até mesmo nas praias. Na Serra Gaúcha e Aparados, as mínimas do domingo e da segunda, com as menores marcas previstas para o domingo, podem descer a -4ºC a -7ºC nas baixadas dos Campos de Cima da Serra (acima de 1000 m) e devem ficar entre -3ºC a 0ºC na maioria das localidades da Serra Gaúcha (600 m a 800 m), com os menores registros em baixadas e fundos de vale.

O frio intenso atinge quase todo o estado de Santa Catarina com marcas ao redor de 0ºC ou negativas em muitas cidades no começo do domingo e da segunda. Em baixadas do Planalto Sul, a temperatura pode despencar a valores de -5ºC a -7ºC. No Paraná, marcas abaixo de zero são esperadas no Planalto de Palmas com as menores mínimas do Centro para o Sul do estado. Esfria bastante em Curitiba, mas sem mínimas extremas, com marcas de 5ºC a 7ºC.

Geada

As geadas, por sua vez, terão início entre o período da noite e a madrugada nas áreas mais frias no domingo (30) e na segunda (01). Ainda na segunda, a previsão mostra frio intenso nas áreas de baixada. O Inmet não descarta a possibilidade de geada entre terça-feira (02) e quarta-feira (03).

O Inmet ressalta que a geada deve ser ampla, com intensidade de moderada a muito forte. No domingo (30), o fenômeno será de intensidade forte a muito forte entre as serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, extremo sul do Paraná e na Região Campanha, no oeste gaúcho. 

Risco de congelamento

Como o frio será de muito intenso a extremo em localidades de maior altitude, com marcas tão baixas quanto -5ºC a -7ºC, a MetSul alerta para o risco de congelamento. Pode se formar gelo em rodovias do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense e a água deverá congelar nos canos das residências nas cidades mais altas dos território catarinense e gaúcho.

Máximas

A massa de ar será suficientemente forte para trazer frio mesmo durante a tarde e com a presença do sol. As tardes de sábado e domingo terão as máximas mais baixas com marcas entre 10ºC a 13ºC na maior parte do Rio Grande do Sul. Porto Alegre pode ter 12ºC apenas sábado à tarde e 11ºC a 12ºC no domingo. Em várias localidades, não deve fazer mais que 10ºC e as máximas serão bastante baixas nas regiões serranas.

Fontes: Inmet e MetSul