A Região Sul do Brasil terá temperaturas mais baixas e registro de geadas forte nos próximos dias, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa condição acontece devido à passagem de uma frente fria, entre a sexta-feira (28) e o sábado (29), acompanhada de uma forte e ampla massa de ar de origem polar, aliada ao ar frio e seco. Os estados mais afetados serão Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do sul do Paraná.
Essa será a massa de ar frio mais forte a alcançar o Brasil em 2024, até agora, e a primeira incursão de ar mais gelado do inverno, segundo a MetSul. Trata-se de uma incursão de ar frio com trajetória continental, ou seja, que avança pelo interior do continente, o que provoca resfriamento em uma extensa área da América do Sul.
A mudança de direção e a intensificação dos ventos, iniciada no fim da sexta até o domingo (30), vai causar baixa sensação térmica e acentuar o frio em todas as áreas do Sul do País, conforme o Inmet.
Chuva e queda nas temperaturas
No decorrer da passagem da frente fria, a formação de áreas de instabilidade pode provocar chuva na metade norte do Rio Grande do Sul, e também, entre Santa Catarina e o Paraná no sábado (29).
Ainda de acordo com o Inmet, a previsão mostra bastante umidade no norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina no decorrer da passagem da frente fria. No sábado (29), ao longo do seu deslocamento pelo Paraná, a umidade se concentra no estado.
Além da chuva e umidade, ventos na faixa leste do estado gaúcho, soprando de oeste a sul, irão acentuar o frio e também devem ajudar a represar o lago Guaíba até o domingo (30).
Temperaturas e geadas
A previsão do Inmet é de temperaturas entre 0°C e 5°C nas madrugadas, iniciando no sábado (29) até, pelo menos, a segunda-feira (01). Há possibilidade de temperaturas negativas entre 0°C e -5°C em áreas da campanha e, principalmente, nas serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.
As madrugadas de domingo e de segunda-feira terão mínimas negativas ou perto de 0ºC na grande maioria das cidades gaúchas, com o domingo sendo o dia mais frio na maior parte dos municípios, segunda a MetSul.
Os termômetros podem indicar até -1ºC ou 0ºC em Santa Maria; -3ºC a -5ºC no Noroeste; -2ºC a -4ºC na fronteira com o Uruguai e na Campanha; -1ºC a -3ºC na região de Passo Fundo; e marcas abaixo de 5ºC até mesmo nas praias. Na Serra Gaúcha e Aparados, as mínimas do domingo e da segunda, com as menores marcas previstas para o domingo, podem descer a -4ºC a -7ºC nas baixadas dos Campos de Cima da Serra (acima de 1000 m) e devem ficar entre -3ºC a 0ºC na maioria das localidades da Serra Gaúcha (600 m a 800 m), com os menores registros em baixadas e fundos de vale.
O frio intenso atinge quase todo o estado de Santa Catarina com marcas ao redor de 0ºC ou negativas em muitas cidades no começo do domingo e da segunda. Em baixadas do Planalto Sul, a temperatura pode despencar a valores de -5ºC a -7ºC. No Paraná, marcas abaixo de zero são esperadas no Planalto de Palmas com as menores mínimas do Centro para o Sul do estado. Esfria bastante em Curitiba, mas sem mínimas extremas, com marcas de 5ºC a 7ºC.
Geada
As geadas, por sua vez, terão início entre o período da noite e a madrugada nas áreas mais frias no domingo (30) e na segunda (01). Ainda na segunda, a previsão mostra frio intenso nas áreas de baixada. O Inmet não descarta a possibilidade de geada entre terça-feira (02) e quarta-feira (03).
O Inmet ressalta que a geada deve ser ampla, com intensidade de moderada a muito forte. No domingo (30), o fenômeno será de intensidade forte a muito forte entre as serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, extremo sul do Paraná e na Região Campanha, no oeste gaúcho.
Risco de congelamento
Como o frio será de muito intenso a extremo em localidades de maior altitude, com marcas tão baixas quanto -5ºC a -7ºC, a MetSul alerta para o risco de congelamento. Pode se formar gelo em rodovias do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense e a água deverá congelar nos canos das residências nas cidades mais altas dos território catarinense e gaúcho.
Máximas
A massa de ar será suficientemente forte para trazer frio mesmo durante a tarde e com a presença do sol. As tardes de sábado e domingo terão as máximas mais baixas com marcas entre 10ºC a 13ºC na maior parte do Rio Grande do Sul. Porto Alegre pode ter 12ºC apenas sábado à tarde e 11ºC a 12ºC no domingo. Em várias localidades, não deve fazer mais que 10ºC e as máximas serão bastante baixas nas regiões serranas.