Clima

Chuvas significativas chegam em diversas regiões do RS

Os próximos sete dias terão chuvas significativas em diversas regiões do Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico 05/2022, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a Emater/RS-Ascar e o Irga.

Até amanhã (05), o ingresso de uma área de baixa pressão e deslocamento de uma frente fria provocarão chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados e ligeiro declínio das temperaturas. No entanto, o tempo deve mudar no domingo (06). O ingresso de uma massa de ar seco afastará as instabilidades e as temperaturas devem ficar mais amenas em todas as regiões.

Entre segunda (07) e quarta-feira (09), a presença do ar seco manterá o tempo firme e grande amplitude térmica, com temperaturas mais amenas no período noturno e em torno de 30°C durante o dia.

Os totais previstos deverão oscilar entre 15 e 35 na maior parte do Estado. Na Fronteira Oeste, Missões e Planalto os volumes deverão oscilar entre 35 e 50 mm, podendo superar 60 mm em algumas localidades do Alto Uruguai.

Última semana

A última semana registrou temperaturas mais amenas. Entre a quinta (27) e sexta-feira (28), o
deslocamento da frente fria provocou chuva em todo Estado, com registro de temporais isolados. As temperaturas voltaram a subir entre a segunda (31/01) e quarta-feira (01/02), com valores próximos a 40°C em algumas localidades.

Em relação às chuvas, os valores observados foram inferiores a 10 mm na Campanha e Fronteira Oeste. No restante do Estado os volumes oscilaram entre 15 e 35 mm. Ainda assim, em algumas áreas isoladas ocorreram chuvas intensas, com totais próximos ou acima de 100 mm acumulados.

Os volumes mais elevados registrados na rede de estações INMET/SEAPDR ocorreram em Vacaria (53 mm), Ererhim (55 mm) e Caxias do Sul (62 mm).