Clima

Frente fria traz chuvas ao Sul no fim de semana

Tempo aberto no início de semana e um fim de semana com chuvas generalizadas.

A tendência na região Sul é de tempo aberto no início de semana e um fim de semana com chuvas generalizadas

A semana começou com tempo aberto em grande parte da região sul do Brasil, no sul do Mato Grosso do Sul e no Paraguai. “Não há previsão de chuvas para nenhuma área produtora nesta segunda (22) e terça-feira (23)”, informa o agrometereologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos.

A previsão deixa os produtores do Rio Grande do Sul apreensivos. Uma vez que, “as chuvas da semana passada foram extremamente irregulares. Teve áreas que não receberam nenhum volume, enquanto outras receberam volume, razoavelmente, bons”, ressalta Santos.

Frente fria

A partir de quinta-feira (25), uma nova frente fria estará avançando sobre o sul do Rio Grande do Sul, “e levará chuvas entre a quinta e, principalmente, na sexta-feira (26), para grande parte das áreas produtoras do Sul do Brasil, incluindo o Paraguai”, frisa Santos.

Ou seja, apesar da semana iniciar com tempo aberto, no fim de semana são previstas chuvas generalizadas, “e até mesmo em bons volumes, principalmente, na sexta-feira onde a frente fria estará organizando melhor as áreas de instabilidades”, complementa.

Lavouras

Até que as precipitações retornem, essa ausência de chuvas poderá “comprometer ainda mais a produtividade do milho, causando assim muita apreensão; bem como atrapalhar o pleno andamento do plantio da soja no Rio Grande do Sul”, explica o agrometereologista.

Já em Santa Catarina e no Paraná as condições das lavouras estão um pouco melhores, quando comparadas às lavouras gaúchas. “Como receberam bons volumes de chuvas na semana passada, esse tempo aberto permitirá o avanço dos tratos culturais, bem como o plantio da soja”; e ainda, “a tendência é de chuvas muito boas ao longo desses próximos 15 a 20 dias”, salienta.

Dezembro

Nesses últimos dias de novembro e nos primeiros dias de dezembro, há uma tendência de retorno das chuvas em grande parte das regiões produtoras do Rio Grande do Sul; lógico que por conta da La Niña, de forma um pouco mais irregular. “É fato que o mês de dezembro está se mostrando melhor de chuvas do que foi novembro, porém ainda de forma irregular”, informa Santos.

“Não será aquele mês úmido, mas a tendência para o Rio Grande do Sul é de aos poucos as chuvas serem melhores a partir já da segunda metade de dezembro. Mas até lá são chuvas irregulares”, finaliza.

Texto: Larissa Schäfer

Confira: La Niña provoca chuvas irregulares no sul do RS