No fim da última semana, a passagem de uma frente fria no Sul do Brasil, combinada com as áreas de instabilidades que estavam atuando na Região, deixaram o tempo instável no decorrer do fim de semana.
O fim de semana foi marcado por períodos de chuva forte no Sul do país, que ajudou aumentar a umidade do solo no Paraná. Neste domingo (13) a cidade de Paranapoema-PR recebeu 92mm ou mais da metade do normal para o mês de março, segundo o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia.
Chuva se espalha mais sobre o Sul do Brasil
A semana segue com muita chuva sobre o Sul do Brasil e temperaturas mais baixas. Tem expectativa para pancadas de chuva forte, principalmente sobre os estados do Paraná e de Santa Catarina.
No Rio Grande do Sul, uma massa de ar seco segue impedindo a formação de nuvens carregadas, sobre o oeste e sul gaúcho; mas tem previsão para pancadas de chuva sobre o nordeste e litoral do estado, pelo menos até a quarta-feira (16).
Atenção! A chuva pode causar transtornos, principalmente sobre áreas do leste do Paraná e de Santa Catarina nos próximos dias. Alerta para o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e enchentes de córregos e rios.
As temperaturas voltam subir no Rio Grande do Sul na quarta-feira. Na quinta (17) o tempo fica firme sobre grande parte do centro-sul do estado, tem previsão para pouca chuva sobre o extremo norte gaúcho. As instabilidades seguem concentradas entre Santa Catarina e no Paraná, mas o sol predomina no decorrer do dia e a chuva acontece entre a tarde e a noite.
Nova frente fria provoca chuva forte
Uma nova frente fria avança próximo à costa do Rio Grande do Sul a partir de sexta-feira (18) e combinada com a circulação de ventos, reforça as nuvens de chuva sobre o interior da Região Sul.
A chuva acontece em vários momentos, com forte intensidade, risco raios e trovoadas, sobre o sudoeste do Paraná, oeste e sul de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, Santa Maria, Bagé e Uruguaiana, sol e chuva forte a partir da tarde.
As temperaturas seguem elevadas na sexta-feira (18) sobre grande parte dos três estados da Região; mas com a entrada do ar mais frio, as temperaturas voltam diminuir, principalmente no fim de semana.
Fonte: Climatempo