Atenção

Chuva continua e Defesa Civil de Santa Catarina emite aviso para risco de inundação no Vale do Itajaí

As temperaturas seguem baixas pelo menos até o final de semana

Foto de céu nublado com nuvens bastante escuras.
Há risco de chuva forte até a manhã do domingo (14) | Foto: Henrieke Fischer/Unsplash

A passagem de uma frente fria intensificou novamente a chuva sobre Santa Catarina, que já teve eventos de chuva moderada a forte esta semana. Esta frente fria avança para a costa da Região Sudeste nesta sexta-feira (12), mas a circulação dos ventos em níveis médios da atmosfera mantém nuvens carregadas sobre Santa Catarina ao longo do dia e também no fim de semana.

Com a continuidade da chuva, e considerando a chuva que já foi acumulada desde o começo do mês, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu aviso especial nesta quinta-feira (11) para o risco de inundações no Vale do Itajaí até o domingo (14).

Previsão

Para esta sexta-feira (12), a previsão é de chuva persistente, variando de fraca a moderada intensidade, mas que pode ser forte, em alguns momentos, de forma isolada. Os volumes médios acumulados podem ficar entre 70 a 90mm, com possibilidade de temporais pontuais, quando os volumes podem superar os 100mm.

No sábado (13), a formação de um novo sistema de baixa pressão sobre Santa Catarina volta a provocar chuva intensa e volumosa no estado. A chuva começa no período da manhã, mas tende a ganhar força à tarde e à noite. Há risco de chuva forte até a manhã do domingo (14), resultando em grandes volumes acumulados de água.

No decorrer do domingo, o sistema de baixa pressão atmosférica se afasta para o mar, o que vai permitir a diminuição da intensidade e da condição para chuva em todo estado.

Risco de inundação no Vale do Itajaí

Diante das chuvas ocorridas durante a semana em Santa Catarina e a previsão de acumulados significativos, as condições geológicas seguem em Atenção para a área em Laranja do mapa. Na área amarela, a situação é de Observação devido a fragilização do solo. Dessa forma, devido aos acumulados e o encharcamento do solo há riscos para deslizamentos, fluxo de detritos e quedas de blocos, principalmente nas regiões do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, ao longo do final de semana.

Ainda, o risco é alto para inundações nos municípios da região do Alto Vale do Itajaí, onde os modelos hidrológicos apontam previsão que o nível do rio atinja 7,5 a 8,5 metros no município de Rio do Sul, entre a quinta e a sexta-feira (12). Alguns modelos indicam um pior cenário podendo ter chuvas mais volumosas, onde não se descartam níveis mais elevados, podendo chegar entre 9 a 10 metros.

Nas demais áreas das bacias hidrográficas dos rios Itajaí os rios devem atingir níveis de atenção para inundação. Nas áreas em laranja do mapa o risco é alto para ocorrência como alagamentos e enxurradas. Nas áreas em amarelo o risco é moderado. Com a manutenção das chuvas ao longo do final de semana, existe a possibilidade dos rios atingirem níveis superiores ao longo do domingo.

Há riscos para deslizamentos, fluxo de detritos e quedas de blocos, principalmente nas regiões do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, ao longo do final de semana | Mapa: Defesa Civil de Santa Catarina

Frio

Desde o início da semana, o tempo instável e chuvoso, combinado a presença de uma massa de ar frio, têm mantido as temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses, com valores não passando muito de 15 °C. Este comportamento permanece em Santa Catarina, pelo menos até o final de semana.

Para as madrugadas e começo de manhã são esperadas temperaturas próximas a 0 °C na Serra e em torno de 6 °C entre os planaltos, Grande oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana.

Nas demais regiões do estado as mínimas tendem a variar entre 7 e 12 °C. Já nas tardes, com a cobertura de nuvens e o predomínio do vento sul, as temperaturas máximas variam entre 8 e 10 °C no Grande oeste e planaltos e entre 12 e 15 °C nas demais regiões, favorecendo a manutenção de uma onda de frio, condição em que as temperaturas permanecem abaixo do esperado por um período mais longo.

Fonte: Climatempo e Defesa Civil de Santa Catarina