Clima

Chuva diminui no Sul do Brasil e temperaturas começam a cair

O ciclone extratropical que se formou sobre a Região Sul do Brasil está agora no oceano, próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O processo de formação de ciclone causou chuva extremamente volumosa em áreas destes estados, causando transtornos. Com deslocamento do ciclone extratropical para o mar, e a entrada do ar seco de origem polar sobre a Região Sul, a nebulosidade já se dissipou quase que por completo e a chuva diminuiu.

Após as chuvas, os estados devem registrar tempo seco e predomínio de sol pelo menos até a próxima segunda-feira (09). Hoje (05), o sol já predomina em praticamente todas as áreas da Região Sul do Brasil. Ainda há previsão de chuva fraca a moderada para áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e para o litoral norte gaúcho.

O risco de chuva forte segue para o litoral sul de Santa Catarina e na Grande Florianópolis. Porém, esse risco diminui no decorrer do dia e previsão é de que não esteja mais chovendo à noite.

A região do Vale do Itajaí, do Planalto Norte catarinense, da Grande Curitiba e do litoral do Paraná, e também o centro e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre, ainda podem ter muitas nuvens na manhã desta quinta-feira, mas com a presença do sol e sem expectativa de chuva. A nebulosidade tende a diminuir no decorrer da tarde.

Rajadas de vento

Rajadas de vento moderadas a fortes ainda poderão ocorrer no sul e no litoral de Santa Catarina. As rajadas mais intensas devem alcançar no máximo 70 km por hora.

Ar frio

O ar frio de origem polar se espalha sobre a Região Sul do Brasil e vai predominar nos próximos dias. Na sexta-feira e durante o fim de semana as madrugadas serão mais frias. No entanto, o predomínio de sol vai deixar as temperaturas agradáveis na maior parte do dia.

Geada

As regiões de maior altitude como a serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os planaltos catarinenses e o sul do Paraná podem amanhecer com geada na sexta-feira. Porém, a geada nessas regiões deve ser de fraca a moderada intensidade e não deve representar ameaça para a agricultura.

As temperaturas podem chegar a em torno de 0 e 5 graus nesses locais. Em regiões acima de 1.000 metros nas serras gaúcha e catarinense, possível que ocorra temperatura negativa.

Umidade do ar baixa

A população deve ficar atenta para queda dos níveis de umidade no ar nos próximos dias. A presença do ar frio de origem polar reduz a temperatura e também deixa o ar seco. Níveis de umidade do ar em torno dos 30% poderão ser observados especialmente durante o fim-de-semana em várias áreas do interior dos estados da Região Sul.

Fonte: Climatempo