A previsão é de muita chuva em diversas áreas do Sul do Brasil até o começo da próxima semana. Os dados indicam instabilidade ao menos até a próxima terça-feira (19), com acumulados de precipitação que vão passar dos 100 mm em alguns municípios, conforme a MetSul.
Hoje (15), uma frente quente segue atuando no Rio Grande do Sul e traz chuva para todas as áreas do Estado com períodos de melhoria, aberturas de sol e abafamento em parte do território gaúcho, notadamente na Metade Norte. Já o Oeste, Centro e principalmente o Sul gaúcho serão as áreas com maior risco de chuva e temporais isolados. O risco de granizo aumenta nesta sexta-feira.
No sábado (16), a frente passa de quente para fria. Por isso, todo o Rio Grande do Sul deve ter tempo instável com chuva que será moderada a forte em diferentes pontos e ainda com possibilidade de temporais localizados, desta vez com maior risco de vendavais.
Já no domingo (17), o dia começa com muitas nuvens e chance ainda de chuva e garoa nas Metades Norte e Leste do Rio Grande do Sul enquanto no Oeste o tempo estará firme e seco desde cedo. No decorrer do domingo, com o avanço de uma massa de ar seco e frio, o tempo abre na maior parte do território gaúcho com sol e nuvens. Com a massa de ar frio, a temperatura tem queda acentuada e o dia começa e termina com frio.
Na maior parte do Rio Grande do Sul, com exceção de área mais ao Noroeste e ao Norte, embora a temperatura se eleve, não há expectativa de calor.
Frente fria
No sábado, a frente passará a ser fria e se deslocará para Norte, alcançando mais Santa Catarina e o Paraná. Entre segunda e terça, o sistema deve ficar quase estacionário entre os dois estados com chuva em vários municípios e mantendo a instabilidade mais ao Norte gaúcho.
A chuva, entre hoje e sábado, tende a ter os maiores volumes no Rio Grande do Sul, tanto pela frente quente como pela posterior frente fria. Por sua vez, quando a frente fria avançar, os maiores acumulados de chuva entre domingo e terça-feira tendem a se concentrar sobre os estados de Santa Catarina e do Paraná.
No Paraná e em Santa Catarina, os volumes de chuva não devem ser tão expressivos quanto no Rio Grande do Sul. Os mais altos acumulados no período devem se dar no Oeste e o Meio-Oeste catarinense, e no Sudoeste do Paraná, principalmente durante a atuação da frente fria no começo da próxima semana.
Temporais
As frente quente e fria previstas para o Sul do Brasil até o final da semana podem trazer risco de temporais isolados, mas a MetSul não antecipa condições para temporais generalizados. O risco maior em frentes quentes é o de queda de granizo, condição que é agravada no território gaúcho e no Uruguai nesta sexta pelo avanço de ar mais quente de Norte. No avanço da frente fria pelo Sul do Brasil no fim de semana, podem ocorrer temporais localizados com rajadas de vento forte.
Fonte: MetSul