
A semana que se inicia terá muito sol e calor com chuva típica de verão, por natureza bastante irregular e mal distribuída, nos estados do Sul do Brasil. Assim, os volumes de chuva na semana nos três estados da região devem variar enormemente de um ponto para outro.
O que vai ocorrer? A chuva deve ocorrer em pontos isolados principalmente em horas da tarde para a noite e será bastante irregular. Será chuva que cai numa cidade e não cai no município vizinho, ou que atinge só alguns bairros de uma localidade.
A chuva será consequência de convecção que é o processo pelo qual o ar quente sobe na atmosfera. Em dias quentes, o solo aquece intensamente e transfere calor para o ar logo acima, que se torna mais leve e começa a subir.
À medida que esse ar quente sobe, ele se expande e esfria, fazendo com que o vapor d’água nele contido se condense e forme nuvens. Quando a convecção é intensa, o movimento vertical do ar pode gerar nuvens muito altas com chuva forte e temporais.
Por isso, em alguns dias desta semana com calor mais intenso, tais pancadas podem trazer volumes localizados altos de chuva em curto período com alagamentos e inundações repentinas.
Cresce também o risco de tempestades localizadas intensas com vendaval e granizo. Os temporais pelo calor muito isoladamente podem ser fortes e com danos.
Estas pancadas mais intensas e temporais muito isolados e passageiros associados ao calor, que ocorrem no período quente do ano são verdadeiro tormento para quem prevê o tempo.
Por quê? É possível prever pancadas e temporais isolados numa determinada região, mas estabelecer exatamente onde ocorrerão com antecedência é muito difícil. São inúmeros os casos de parte de uma cidade estar com sol e calor na mesma hora que outra parte da mesma localidade, a poucos quilômetros, estar sob chuva e temporal.
O público enxerga em aplicativos ícones de sol e chuva, mas a chuva pode não cair no ponto em que a pessoa está e sim em algum local próximo. A previsão, portanto, não está necessariamente errada. Pode ter chovido alguns bairros adiante de onde a pessoa reside.
No final da semana, entre sexta e sábado, cresce a possibilidade de a chuva atingir um maior número de localidades à medida que se espera que uma frente fria avance pelo Sul do Brasil, no próximo fim de semana.
Fonte: Metsul
