Previsão do Tempo

Massa de ar seco e quente vai provocar calor extremo no Centro-Sul do país

A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste

Mapa mostrando
O aquecimento nos próximos dias será acentuado em muitas áreas do Centro-Sul do território nacional | Mapa: MetSul

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Uma massa de ar seco e quente cobre neste momento parte do território brasileiro com altas temperaturas em diversos estados, notadamente no Sul da região amazônica e no Centro-Oeste com máximas acima de 35ºC em muitos municípios.

Grande parte do Sul e parte do Sudeste ainda sofre a influência da massa de ar frio que ingressou no Brasil no começo da semana, mas que já se afasta para o mar e dará lugar novamente ao ar quente com elevação da temperatura nos próximos dias.

O aquecimento nos próximos dias será acentuado em muitas áreas do Centro-Sul do território nacional com as temperaturas mais acima da média no Rio Grande do Sul, onde pela climatologia histórica o frio costuma ser a condição dominante nesta época do ano.

Rio Grande do Sul

Uma corrente de jato em baixos níveis vai atuar na segunda metade da semana, entre esta quinta-feira (01) e o sábado (03), no Paraguai, Nordeste e Centro da Argentina, Uruguai e no Rio Grande do Sul, com ingresso significativo de ar quente com vento do quadrante Norte. O jato de baixos níveis é uma espécie de corredor de vento a cerca de 1500 metros de altitude que se origina na Bolívia e no Centro-Oeste do Brasil, que avança para Sul pelo interior do continente e recurva para Leste na altura do Centro argentino e o Rio Grande do Sul.

Esta corrente de vento será responsável por trazer ar muito quente para as latitudes médias do continente. Como este é período frio do ano, os desvios de temperatura à tarde serão enormes no Centro da Argentina, Uruguai e em parte do Rio Grande do Sul com máximas até 10ºC ou mais acima do que é normal no começo de agosto.

No Rio Grande do Sul, a temperatura já se eleva nesta quarta-feira (31), mas sobe muito a partir de amanhã (01), quando a tarde já será quente a muito quente no estado, com máximas que devem passar dos 30ºC na Metade Oeste gaúcha.

No Oeste gaúcho, as tardes mais quentes devem ser as de quinta e sexta. No Centro e o Noroeste do estado, as de quinta a sábado. Já na Grande Porto Alegre, as tardes de sexta e sábado devem ser as de maior temperatura. As máximas devem passar dos 30ºC e podem atingir 31ºC a 33ºC em alguns municípios.

Sudeste do Brasil

Em São Paulo, os primeiros dias de agosto devem ter mais calor no Oeste e no Norte do estado com máximas de 31ºC a 34ºC. No Sul e no Leste paulista, a temperatura subirá mais a partir do dia 4 com marcas até acima de 30ºC em pontos do litoral. Na cidade de São Paulo, aquece muito a partir do fim de semana com máximas perto e acima de 30ºC no sábado, domingo e na primeira metade da semana que vem, quando se projeta marcas mais altas.

No Rio de Janeiro, a temperatura também terá uma escalada no começo de agosto. As máximas passam de 30ºC no fim de semana e aquece ainda mais entre segunda e quinta da semana que vem, inclusive com registros próximos ou acima dos 35ºC.

Centro-Oeste do Brasil

A primeira semana de agosto será excessivamente quente no Centro-Oeste do Brasil. Os gráficos abaixo mostram as projeções de temperatura para dez dias do modelo GFS dos Estados Unidos para Cuiabá e Corumbá em que constata como serão vários dias com máximas perto ou acima dos 40ºC nas duas cidades.

Fonte: MetSul