Clima

Calor e temporais de verão pelo país

Uma baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai, contribui para a formação das nuvens de chuva.

As nuvens de chuva se formam, especialmente a partir da tarde, em muitas áreas do país. No entanto, no oeste de Santa Catarina, na metade oeste do Paraná e no centro-sul do Mato Grosso do Sul, a quinta-feira (02) já pode começar com céu com bastante nebulosidade e condições de chuva, inclusive, por conta de uma baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai. Céu claro do leste do Rio de Janeiro ao interior de Pernambuco. Porto Alegre e Vitória, são as únicas capitais com sol o dia todo e sem previsão de chuva.

Região Sul

Nesta quinta-feira, no Sul do Brasil, tempo firme com sol e nada de chuva o dia todo na faixa leste, inclusive em Porto Alegre, Tramandaí e Rio Grande. No oeste de Santa Catarina e na metade oeste do Paraná, a chuva pode ocorrer a qualquer hora do dia, com aberturas de sol. Nas demais áreas da Região, o sol também aparece pela manhã, mas entre tarde e noite há condições para pancadas de chuva, que podem ser de moderada a forte intensidade, vir com raios e rajadas de vento. Uma baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai, contribui para a formação das nuvens de chuva sobre a Região.

Região Sudeste

Nesta quinta-feira, no Sudeste do país, tempo estável com sol e pouca nebulosidade da Região dos Lagos, passando por boa parte do Espírito Santo, incluindo Vitória até o norte mineiro. Nas demais áreas da Região, sol pela manhã e a partir da tarde estão previstas pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento, inclusive em São Paulo. Já em Belo Horizonte e no Grande Rio, as pancadas são mais isoladas e sem alertas. O calor, a umidade, além de um cavado meteorológico no estado paulista, favorecem as nuvens de chuva sobre a Região.

Região Centro-Oeste

Nesta quinta-feira, no Centro-Oeste do Brasil, sol pela manhã na maior parte da Região. Por outro lado, a chuva pode ocorrer a qualquer hora do dia, com aberturas de sol, no centro-sul do Mato Grosso do Sul, bem como em Campo Grande. Nas demais áreas da Região, especialmente a partir da tarde, ocorre aumento das nuvens, da temperatura e há previsão para pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento, inclusive em Cuiabá, Goiânia e Brasília. O calor, a umidade, além de um cavado meteorológico no Mato Grosso do Sul e uma baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai, são os responsáveis por espalhar nuvens de chuva sobre a Região.

Região Nordeste

Nesta quinta-feira, no Nordeste do país, tempo firme em parte do interior baiano, oeste de Alagoas, sudeste do Piauí e no centro-oeste de Pernambuco. A chuva pode ocorrer a qualquer hora do dia, com aberturas de sol, no sul do Maranhão. Nas demais áreas da Região, sol nas primeiras horas da manhã. Especialmente a partir da tarde, aumento de nuvens e temperatura, bem como previsão para pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento, exceto da faixa leste da Bahia a boa parte da Paraíba, onde a chuva deve ocorrer de forma isolada e passageira. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a umidade marítima, continuam sendo os responsáveis por espalhar nuvens de chuva sobre boa parte da Região.

Região Norte

Nesta quinta-feira, no Norte do Brasil, a chuva pode ocorrer em vários períodos do dia, com aberturas de sol, entre o Amazonas e Roraima, bem como no oeste e sudeste do Amazonas, leste e norte do Amapá, extremo nordeste do Pará e entre Palmas e o leste de Tocantins. Nas demais áreas da Região, sol nas primeiras horas da manhã. Especialmente a partir da tarde, aumento de nuvens e temperatura, bem como previsão para pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento, inclusive nas capitais. As instabilidades devem ser provocadas pelo calor e alta umidade do ar, típicas das regiões equatoriais.

Fonte: ClimaTempo