Previsão do tempo

Calor de 40ºC, chuva e tempestades nesta quinta no Centro-Sul do Brasil

Massa de ar quente traz calor intenso na Região Sul enquanto o Sudeste enfrenta chuva forte com canal de umidade

Temporais com chuva forte e raios atingem nesta quinta estados do Sudeste do Brasil e podem causar transtornos em algumas cidades | Foto: Metsul/Divulgação
Temporais com chuva forte e raios atingem nesta quinta estados do Sudeste do Brasil e podem causar transtornos em algumas cidades | Foto: Metsul/Divulgação

Calor de 40ºC, chuva forte e temporais no Centro-Sul do Brasil nesta quinta-feira (5) em que uma massa de ar quente atua na Região Sul e a Zona de Convergência do Atlântico Sul provoca instabilidade na Região Sudeste.

Hoje, a previsão é de o calor aumentar no Rio Grande do Sul com uma massa de ar muito quente. Máximas de 37ºC a 40ºC são esperadas em cidades do Oeste, Noroeste, Campanha, fronteira com o Uruguai, Centro e Vales. Na Grande Porto Alegre, a maioria das cidades terá entre 35ºC e 37ºC.

O calor já se faz sentir no território gaúcho desde cedo com escassa nebulosidade e céu claro em diversas localidades. Já entre o começo e o meio da manhã a temperatura vai passar dos 30ºC em parte do estado.

O calor será sentido com maior intensidade na Região Sul ainda em áreas do Oeste de Santa Catarina e do Oeste do estado do Paraná com máximas ao redor dos 35ºC e em alguns pontos superiores. No Nordeste catarinense e no Leste do Paraná podem ocorrer pancadas de chuva de verão da tarde para a noite.

Já na Região Sudeste, esta quinta-feira é de instabilidade com chuva nos quatro estados da região. Em São Paulo, o sol chega a aparecer com vários municípios antes das pancadas isoladas na segunda metade do dia.

Onde mais deve chover nesta quinta-feira no Sudeste do Brasil será em pontos do Leste de São Paulo, Centro-Sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nestas áreas, a chuva já ocorre de manhã em diferentes pontos com tendência de aumentar da tarde para a noite.

É alto o risco de episódios de chuva intensa localizados que podem trazer acumulados altos de 50 mm a 100 mm em poucas horas, agravando a possiblidade de transtornos à população. Além disso, há possibilidade de temporais isolados com raios e rajadas de vento forte.

No Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Espírito Santo se projeta que a convecção seja mais profunda com maior possibilidade de episódios locais de chuva intensa e volumosa com alagamentos e inundações repentinas.

Fonte: Metsul