Previsão do Tempo

Calor, ciclone extratropical e risco de temporais marcam previsão do tempo no RS

Na quinta-feira (24), um sistema de baixa pressão dará origem a um ciclone extratropical associado a uma frente fria

O clima no Rio Grande do Sul já está mudando nesta terça-feira (22). Após alguns dias de sol, a previsão para é de pancadas isoladas de chuva, com a possibilidade de temporais isolados. “Isso é devido a um sistema de baixa pressão, que está sobre o Paraguai, aliado, claro, ao calor que a gente vem observando”, explica a meteorologista Jossana Cera, do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

No entanto, é amanhã (23) que esse sistema se amplia e traz possibilidade de novas pancadas de chuva em todo o estado, principalmente no período da tarde para noite. As temperaturas seguirão elevadas, chegando a cerca de 30ºC.

Na quinta-feira (24), o sistema de baixa pressão dará origem a um ciclone extratropical associado a uma frente fria. Com isso, os volumes de chuvas serão mais expressivos, podendo chegar a entre 30 e 70 milímetros.

“Na terça, quarta e quinta a gente tem possibilidade de temporais no Estado, com chuva e ventos pontualmente fortes e raios, queda de raios e também eventual queda de granizo”, alerta Jossana.

A partir do sábado (26), o tempo seco deve predominar no estado, condição que segue até o final do mês. “É uma boa notícia para os produtores de arroz que estão pensando em semear o arroz e para os produtores de trigo também, que estão pensando no período final da colheita”, avalia a meteorologista.

Alerta

A Sala de Situação do Rio Grande do Sul emitiu alerta para todo o estado para os dias 23 e 24 de outubro. Segundo o comunicado, os acumulados poderão variar poderão variar entre 30 a 60 mm sobre áreas da Campanha, Oeste, Missões, Noroeste, Norte e Região Metropolitana de Porto Alegre. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 30 mm.

A Defesa Civil orienta precauções, como desligar eletroeletrônicos, fechar bem portas e janelas, buscar abrigo seguro, e evitar atravessar alagamentos a pé ou de carro. Em caso de emergência, ligue 190 ou 193.