Os primeiros dias do verão estão registrando uma forte intensificação do calor no Rio Grande do Sul, com temperaturas máximas elevadas no período da tarde. A mudança ocorre em função da diminuição da influência de um centro de alta pressão associado a uma massa de ar frio oceânica, o que vem trazendo vento há dias. Com isso, o ar quente vai avançar com um expressivo aquecimento mais a Leste do território gaúcho.
O calor mais forte, até o momento, está mais limitado ao Oeste gaúcho. No primeiro dia do verão, na quarta-feira (21), as máximas oficiais chegaram a 36,0ºC em São Borja. O ar muito quente está avançando do Norte e do Nordeste da Argentina para o Rio Grande do Sul. De acordo com dados do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), da Argentina, cidades do Norte do país vizinho tiveram mais de 40ºC na tarde da quarta-feira.
O calor aumenta de forma generalizada hoje (23) no Rio Grande do Sul e as máximas se elevam muito mais a Leste do estado. A Fronteira Oeste e o Noroeste devem ter máximas entre 37ºC e 39ºC. Na região dos vales, as máximas tendem a atingir valores ao redor dos 35ºC. Porto Alegre deve ir a 33ºC. O sol predomina no estado com tempo aberto, mas até o fim do dia pode chover com risco de temporal em pontos mais a Oeste.
No sábado (24), véspera de Natal, a nebulosidade aumenta mais a Oeste e no Sul do estado enquanto nas demais regiões o sol vai predominar. Por isso, no Oeste, na região de Uruguaiana, aquece muito menos que nos dias anteriores. Por sua vez, no Noroeste segue muito quente. Nos vales e na Grande Porto Alegre, a temperatura se eleva acentuadamente com máximas de até 38ºC e quiçá 39ºC em alguns pontos. Na capital, máximas em torno de 36ºC.
No começo da semana que vem, entre domingo (25) e segunda-feira (26), uma frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul com aumento de nebulosidade e chuva, mas o domingo ainda vai ser quente e abafado em diversas regiões, notadamente na Metade Norte. Com o calor e o deslocamento da frente, a chuva deve atingir partes do Rio Grande do Sul no domingo, mais da tarde para a noite.
Confira também
Fonte: MetSul