A zona de convergência do Atlântico Sul – ZCAS – ainda está ativa sobre o Brasil e deixa muita nebulosidade e chuva sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. As nuvens que estão no interior do país se juntam com uma frente fria que se afasta no mar na altura do litoral do Rio de Janeiro.
A borda (parte mais externa) de um vórtice ciclônico em altos níveis (VCAN), que está posicionado no norte da costa leste do Nordeste do Brasil, causa grande aumento de nebulosidade e chuva sobre esta Região.
Uma massa de ar quente predomina sobre o Sul do Brasil.
Região Sul
A última sexta-feira de 2022 é com muito sol e calor na Região Sul. Uma massa de ar seco e quente influencia a Região. Só tem previsão de chuva passageira no Vale do Itajaí, planalto norte e litoral norte catarinense e no sudeste do Paraná. A temperatura fica alta na maior parte do dia e faz calor.
Região Sudeste
Áreas de instabilidade da zona de convergência do Atlântico Sul influenciam a Região Sudeste do Brasil. O tempo fica muito instável, com chuva a qualquer hora no centro, norte e leste de São Paulo, no centro-oeste mineiro, no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas e Norte/Noroeste Fluminense. Na Zona da Mata mineira, no centro-sul do estado do Rio de Janeiro, no litoral norte de São Paulo, no Vale do Paraíba (SP) e na Mantiqueira (SP), o tempo fica chuvoso e pode chover forte A Grande São Paulo e a Baixada Santista ficam nubladas com pouca chuva. Períodos com sol e muitas nuvens no sul de São Paulo. O sol predomina no norte do Espírito Santo. Sol de manhã e pancadas de chuva a partir da tarde nas demais áreas capixabas, no leste e norte de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
Áreas de instabilidade da zona de convergência do Atlântico Sul ainda atuam sobre parte da região Centro-Oeste . Quase toda região tem mais um dia com muitas nuvens, pancadas de chuva com raios frequentes e períodos com sol. Há risco de chuva forte em todos os estados. O sol predomina o dia todo apenas no sul e oeste de Mato Grosso do Sul
Região Nordeste
Um vórtice ciclônico em altos níveis (VCAN) causa grande aumento da nebulosidade e chuva no Nordeste do Brasil. No Maranhão, Piauí, Ceará, no sertão de Pernambuco e oeste da Bahia há condições para pancadas de chuva com raios no decorrer do dia, mas com períodos com sol. Dia com muitas nuvens e chuva que pode ser moderada a forte no litoral entre o Rio Grande do Norte e Alagoas. O sol predomina no centro-leste e litoral sul da Bahia, no sertão de Sergipe e de Alagoas. Dia com sol e chuva rápida no litoral norte da Bahia e de Sergipe.
Região Norte
As áreas de instabilidade da zona de convergência do Atlântico Sul continuam sobre o Norte do Brasil. Toda Região tem mais um dia com muita nebulosidade e várias pancadas de chuva com raios. Há risco de chuva moderada a forte em toda a região.
Fonte: ClimaTempo