O ar quente úmido que predomina sobre o Brasil e a circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera, geram a formação de muitas nuvens carregadas. Estas áreas de instabilidade se espalham pelo litoral e pelo o interior do país provocando muita chuva sobre as Regiões Sudeste, Norte e Nordeste, parte do Sul e do Centro-Oeste.
Previsão do tempo
Para a Região Sul permanece a situação de alerta para muita chuva no leste de Santa Catarina e no litoral do Paraná. Há previsão de muita chuva também para a Grande Curitiba e a Grande Florianópolis. Todavia, apenas o sudoeste do Rio Grande do Sul permanece sem chuva.
O volume de água excessivo e em pouco tempo causa enchentes e encharcamento do solo resultando em deslizamentos de terra. Em Schroeder/Rancho Bom, a Epagri mediu 540 mm de chuva entre a madrugada do dia 26 e a madrugada do dia 30 de novembro.
As demais áreas do Sul do Brasil vão ter períodos com sol e pancadas de chuva, que podem ser moderadas a fortes, mas em geral à tarde e à noite.
Região Sudeste
O tempo permanece muito instável na Região Sudeste do Brasil. Há condições para muitas pancadas de chuva com raios em toda a Região, principalmente à tarde e à noite. No leste de Minas Gerais, no norte do Rio De Janeiro, no sul de São Paulo e no Espírito Santo há maior chance de chover também pela manhã.
O litoral sul de São Paulo e o Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo, permanecem em alerta para chuva volumosa e há risco de deslizamentos de terra e enchentes.
Região Centro-Oeste
O sol ainda aparece forte em Mato Grosso do Sul, mas algumas pancadas de chuva de curta duração podem ocorrer em quase todo o estado. Só não deve chover na fronteira com o Paraguai.
Em Goiás, Distrito Federal e em todo o Mato Grosso, o sol aparece em grande parte do dia e ocorrem pancadas de chuva com raios, que podem ser fortes, principalmente à tarde e à noite.
Região Nordeste
Mais um dia com muitas áreas de instabilidade sobre a Região Nordeste do Brasil. Há condições para pancadas de chuva no litoral e no interior de todos os estados, com risco de temporais e fortes pancadas de chuva, inclusive em áreas de sertão. Sendo assim, pode chover a qualquer hora. A chuva é passageira apenas no Rio Grande do Norte . Tem risco de chuva moderada a forte em quase todas as capitais, exceto em Natal e em João Pessoa.
Região Norte
Muitas áreas de instabilidade continuam sobre a Região Norte do Brasil. A maior parte da Região tem um dia com muita nebulosidade e pancadas de chuva com raios frequentes. Os períodos com sol devem ser maiores no Amazonas, em Roraima, no Acre e em Rondônia. Rondônia e Acre têm pancadas de chuva, mas em geral rápidas. Há risco de chuva forte em todos os demais estados da Região Norte.
Fonte: ClimaTempo