Clima

Ar seco se intensifica sobre o Brasil e temperatura sobe

Novas áreas de instabilidade surgem sobre o Rio Grande do Sul aumentando a nebulosidade e as condições para chuva no estado.

Quarta-feira (24) com sol, poucas nuvens e sem condições para chuva na maioria das áreas do Brasil. Apesar do amanhecer ainda frio no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a temperatura está em elevação. Novas áreas de instabilidade surgem sobre o Rio Grande do Sul aumentando a nebulosidade e as condições para chuva no estado.

O ar está secando pelo interior do Brasil e menos nuvens conseguem se formar. A Região Sul tem predomínio de sol nesta quarta. Contudo, muitas nuvens ainda se formam no leste do Paraná, no Vale do Itajaí e no litoral catarinense. Há risco de formação de nevoeiro ao amanhecer nestas regiões.

Vem mais frio até o fim do inverno?

Falta menos de um mês para a virada de estação. O inverno acaba no dia 22 de setembro e a primavera começa na noite de quinta-feira, às 22h04, pelo horário de Brasília.

Mas, antes de acabar o inverno, ainda há previsão para a passagem de algumas frentes frias que vão derrubar as temperaturas em parte do Brasil. 

A primavera é a estação de transição para o verão, portanto neste período, quando o Hemisfério Sul está mais exposto ao sol, a região acaba recebendo raios solares de forma mais direta, o que faz com que a atmosfera fique mais aquecida. Com isso, a chance de massas polares muito intensas é menor a partir agora, conforme nos aproximamos do final do inverno. Porém, os modelos meteorológicos vêm apresentando uma grande oscilação, por isso ainda não dá para descartar totalmente a chance de alguma massa de ar polar mais forte até o final da estação.

Reta final do inverno

A previsão indica cerca de 3 massas de ar polar com potencial para provocar queda de temperatura no país. A primeira deve ocorrer agora, no fim deste mês de agosto. A frente fria começa a avançar pelo Sul no decorrer do sábado e, até o domingo(28), já tende a influenciar áreas do Sudeste e a parte sul da Região Centro-Oeste. Esta frente fria não será tão intensa. É um sistema que avança pelo litoral e não tem força o suficiente para provocar mudanças no Norte do Brasil, como aconteceu com a passagem da última frente fria.

Outra frente fria é prevista entre os dias 7 e 8 de setembro e mais uma deve avançar pelo Brasil na virada de quinzena do mês de setembro. 

download (1)
Chuva prevista entre os dias 23/08 e 01/09

Fonte: ClimaTempo