Instabilidades seguem influenciando o Sul do Brasil com o avanço de uma nova frente fria e de um sistema de alta pressão que vem na retaguarda desta frente frita, trazendo ventos úmidos para a Região. Além de uma área de baixa pressão em superfície que também contribui para a manutenção das áreas de instabilidade nos próximos dias.
Muita chuva ainda deverá ocorrer no início desta semana. Nesta quarta-feira (03), o fluxo de umidade mantém o tempo instável e também favorece a ocorrência de rajadas fortes de vento pelo Rio Grande do Sul. O dia será marcado por chuva forte e volumosa na maior parte do estado gaúcho e com potencial para temporais, inclusive na Região Metropolitana de Porto Alegre. No oeste gaúcho, há previsão de chuviscos ao longo do dia, sem maiores intercorrências.
A chuva também aumenta em Santa Catarina e no sul e sudoeste do Paraná. O tempo fica chuvoso pelo centro-oeste e sul catarinense. Em Curitiba a situação segue mais estável, com possibilidade de névoa e aumento das nuvens ao longo do dia, mas o sol aparece e o tempo fica firme, sem condições para chuva.
Até a sexta-feira (05), a chuva segue presente pelo Sul do país, com os maiores acumulados previstos para as áreas do centro-norte gaúcho, todo o estado de Santa Catarina e o sul e sudoeste do Paraná.
Fonte: ClimaTempo