A presença de um cavado meteorológico somado a uma área de baixa pressão atmosférica intensifica as nuvens carregadas e os temporais no oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 25 de abril.
O alerta é de temporais, com chuva volumosa, que devem ser acompanhados de rajadas de vento entre 50 e 70 km/h e há grande potencial para queda de granizo. O risco de granizo é válido para as áreas em destaque, como o oeste, noroeste e centro do Rio Grande do Sul e o meio oeste de Santa Catarina.
Figura 1: Mapa de risco de granizo no sul do Brasil em 25 de abril de 2023
Como o granizo se forma?
O granizo é formado dentro das grandes nuvens de tempestade, as Cumulonimbus. Esse tipo de nuvem tem um grande desenvolvimento vertical, atingindo os altos níveis da atmosfera onde as temperaturas são abaixo de 0°C e ainda, no topo, são inferiores a -40°C. Com essa baixa temperatura, as gotículas que formam a nuvem viram pequenas pedras de gelo.
Dentro da própria nuvem, outras gotículas de água e pedras de gelo se chocam entre si, vão congelando junto até formarem aglomerados gelo. Essas grandes pedras de gelo acabam ficando mais pesadas, portanto, começam a cair. No caminho, da base da nuvem até o chão, as pedras de gelo diminuem de tamanho, pois vão derretendo ao passarem por camadas da atmosfera que estão com temperaturas acima de 0°C. Mesmo assim, podem chegar à superfície terrestre como pedras de gelo do tamanho de um ovo e até maiores.
Fonte: ClimaTempo