A chuva já se espalhou sobre parte do Sul do Brasil neste fim de semana e ainda há expectativa para chuva moderada a forte, até com risco de temporais nesta segunda-feira, principalmente no litoral norte gaúcho, leste catarinense e interior do Paraná. A capital Florianópolis deve ter os maiores acumulados.
Mesmo assim, também chove forte por várias áreas do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre e também no leste do Paraná, incluindo Curitiba.
A semana começa com predomínio de céu nublado e faz frio na Região Sul do Brasil. Na terça-feira (09), um intenso sistema de baixa pressão atmosférica se aprofunda sobre o leste da Região Sul e reforça a instabilidade. Com isso, entre terça e quarta, a previsão é de mais chuva e com alto potencial para volumes elevados no leste do Paraná, de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul.
A Climatempo alerta para chuva forte e volumosa até quarta-feira (10), intensa atividade elétrica (raios) e ventos fortes, com rajadas que podem chegar a 80 km/h na quarta (10).
Os maiores volumes serão observados no leste de SC (vale do Itajaí, Grande Florianópolis e sul do estado) e litoral norte no RS, onde os acumulados ficam entre 140mm e 180mm.
Atenção! Grande parte dessa chuva cairá entre a tarde de terça e a manhã de quarta, causando grandes transtornos.
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para mar agitado e risco de ressaca entre quarta e sexta-feira.
Frio
A chuva perde força em grande parte da Região ao longo da quinta-feira, mas com o avanço da massa seca de origem polar, o destaque será o frio no fim da semana. O sol volta a aparecer, mas as temperaturas não conseguem subir.
A quinta-feira será um dia com alto potencial para formação de nevoeiro no começo do dia. Várias áreas do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e do Paraná podem amanhecer com a visibilidade prejudicada, inclusive Porto Alegre.
Outro destaque é a condição para geada no noroeste gaúcho, oeste de Santa Catarina e centro-sul do Paraná na quinta-feira(10). Na sexta pode gear na Campanha Gaúcha e na região norte do Rio Grande do Sul, Planalto Catarinense e centro-sul do Paraná.