Agronegócio

Tratamento de sementes avança com o objetivo de proteger o potencial produtivo das cultivares

Proteção desde o primeiro passo. Esse é o objetivo do tratamento de sementes, considerado essencial para o cultivo das lavouras. A cultivar escolhida e a sua genética necessitam de proteção, por isso, o tratamento objetiva a defesa do potencial que ela proporciona.

“A gente quer assegurar o adequado estabelecimento inicial das lavouras, que as plantas germinem e se estabeleçam de forma homogênea, protegendo o vigor inicial das sementes, protegendo essas sementes da ação de insetos, pragas e doenças, garantindo e assegurando o perfeito estabelecimento. Aqui a gente dá o primeiro passo e talvez o mais importante para obtenção das altas produtividades e da sustentabilidade da lavoura”, ressalta o coordenador de marketing em tratamento de sementes da BASF, Felipe Gutheil Ferreira.

Nova solução

Um dos lançamentos da marca nessa área, apresentado na Expodireto Cotrijal, é o Votivo® Prime. É o primeiro bionematicida da BASF para o tratamento industrial de sementes no Brasil. A nova ferramenta promove controle e manejo de nematoides, maior crescimento das plântulas e contribui para o controle e manejo de nematoides.

“Por ser um produto biológico, proporciona um efeito fisiológico à planta, onde proporciona maior desenvolvimento radicular, maior desenvolvimento de parte aérea, e, consequentemente, plantas mais desenvolvidas com maior absorção de águas e nutrientes, que proporcionam raízes mais protegidas, protegendo o potencial produtivo e resultando em plantas com maior tolerância aos estresses”, explica Ferreira. Os estresses são tanto ambientais, como o déficit hídrico, quanto os bióticos, como o ataque de doenças.

A receita é destinada para ser trabalhada junto com o inseticida e fungicida Standak ® Top.

Patrocínio: BASF