A semeadura da soja avançou de forma significativa no Rio Grande do Sul, favorecida por predomínio de tempo seco e pelas chuvas pontuais, que mantiveram os níveis de umidade do solo adequados na maior parte das áreas produtoras. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (27/11), a área semeada da soja alcançou 60% da projetada pela Emater/RS, que indica o cultivo de 6.742.236 hectares com soja no RS nesta safra 2025/2026.
As lavouras de soja estão na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo. O estande inicial segue uniforme com boa emergência, resultado de condições de solo favoráveis e da realização de semeaduras dentro da janela preferencial da cultura, que apresenta quadro fitossanitário estável. Há baixa pressão de esporos de ferrugem e ausência de registros relevantes de pragas ou moléstias. A ocorrência de ventos fortes dificultou a realização de pulverizações e gerou deriva de herbicidas para lavouras sensíveis.
Na região administrativa da Emater/RS de Erechim, cerca de 80% da área de soja está implantada e as áreas já estabelecidas apresentam bom desenvolvimento inicial. Há registro de perdas localizadas em lavouras nos estádios V2 a V4 atingidas por granizo. Na região de Ijuí, os trabalhos de implantação estão concluídos em pequenas propriedades, e as áreas médias e grandes seguem em finalização. O plantio tem sido escalonado de forma estratégica, se estendendo até o fim da janela de semeadura. Na região de Santa Rosa, há grande variação de estabelecimento entre lavouras recém-semeadas e áreas com plântulas em V2 a V5. Os trabalhos foram interrompidos devido à redução da umidade superficial e aos ventos moderados. Na de Soledade, a semeadura chega a 85%. O estabelecimento das lavouras está muito bom, com emergência uniforme e estande adequado. A cultura não foi afetada por condições climáticas nas últimas semanas.
Fonte: Seapi
