Agronegócio

Semana Santa: saiba como avaliar a qualidade do peixe

Este é o período de maior consumo de peixes em todo o país, e apesar do bacalhau ser um dos preferidos, o pescado, que engloba todos os tipos de peixes, incluindo crustáceos, camarões e moluscos, também tem um consumo significativo, justificado principalmente, pelas melhores opções de preço.

Para garantir produtos de qualidade aos consumidores, os auditores fiscais federais agropecuários (Affas) estão realizando um trabalho intenso de fiscalização e inspeção dos pescados, desde a produção até a mesa do brasileiro. Contudo, depois que os peixes chegam aos estabelecimentos comerciais, cabe ao consumidor estar atento à escolha, verificando as características do produto, para evitar intoxicações e outras doenças causadas pela ingestão do alimento inadequado ao consumo.

Carolina Cerqueira, Affa que atua no 3º Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa/SFA-DF) do Ministério a Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), salienta que as principais características estão relacionadas ao frescor e a uma análise dos atributos sensoriais do peixe. Além disso, a auditora chama a atenção para a quantidade de gelo que envolve o peixe e afirma que ele precisa estar imerso em uma boa camada de gelo, em temperatura baixa.

O que observar na compra do peixe

1 – Pescado deve estar envolvido (em contato) com boa quantidade de gelo, pois precisa estar acondicionado a baixas temperaturas;

2 – Região da cauda deve estar limpa, lisa e livre de perfurações, com aspecto brilhante e odor normal;

3 – Escamas e nadadeiras devem ser firmes e não se soltar quando puxadas;

4 – A barriga também deve ser firme e quando apalpada, deve registrar a impressão digital, que deve desaparecer em seguida. Ela não deve se manter visível.

5 – Os olhos do peixe devem estar limpos, translúcidos; transparentes, com aspecto vivo, convexo e ocupando toda a cavidade orbitária;

6 – Brânquias ou guelras devem ter coloração rosa e avermelhada, úmida e brilhante.

Além de fiscalizarem e inspecionarem pescados e demais espécies de peixes, os Affas agem também a partir de denúncias, verificando os produtos in loco.