Agronegócio

RS tem 70% da área de soja colhida

As condições climáticas de baixas temperaturas e pouca precipitação da última semana, impulsionaram a colheita de soja no Rio Grande do Sul. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (27), cerca de 70% das áreas de soja foram colhidas no estado.

A operação está mais adiantada na Região Noroeste, que registra colheita em mais de 85% da área total. Já no Sudeste, a operação ainda é inferior a 50% da área cultivada. O documento afirma ainda que, a produtividade das lavouras apresenta variação entre as regiões, com média de 2.175 kg/ha e que uma nova estimativa da safra 22/23 será divulgada em breve.

Os grãos colhidos com umidade entre 14 e 16%, apresentam melhora na qualidade e redução de pigmentação esverdeada e púrpura, em função das condições ambientais favoráveis à operação. Da expectativa inicial de 6.513.891 hectares, 25% da área está em fase de maturação e 5% em enchimento de grãos. No cenário geral, as melhores condições são observadas em cultivos do tarde, quando comparadas as áreas do cedo.

A cotação média da saca de soja de 60 kg apresentou redução de 4,54%, nesta semana, registrando preço médio de R$ 135,04 no estado.

Fonte: Emater/RS-Ascar.