Os custos de produção apresentaram nova alta no mês de novembro, registrando 4,57%. Com o resultado, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP), elaborado pela Farsul, em 12 meses tem novo recorde da série histórica (iniciada em 2010) atingindo 45,13%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (23/12) pela Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul.
O resultado do IICP de novembro segue sendo reflexo da menor oferta de insumos, encarecendo os preços, somado a mais uma alta na taxa cambial. De janeiro a novembro o acumulado aponta uma alta de 45,44% do indicador. Com isso, o IICP apresenta resultado superior ao IPCA (índice de preço ao consumidor) acumulado no ano que ficou em 9,26%.
Já os valores recebidos pelos produtores tiveram nova queda, com uma deflação de -2,75%. Leite e arroz tiveram as maiores retrações em decorrência do baixo consumo. Em 12 meses, o índice vem apresentando sucessivas quedas, saindo de 85,11% em janeiro para uma deflação de -7,51% em novembro no acumulado em 12 meses.
Enquanto isso, o IPCA Alimentos aponta alta de 7,04%, comprovando o descolamento entre os preços no campo e nas gôndolas dos supermercados. Os atuais preços pagos aos produtores estão abaixo daqueles praticados em novembro de 2020.
Confira o Relatório na íntegra.
As informações são da Imprensa Sistema Farsul.