Agronegócio

Reinstalada a Frente Parlamentar do Cooperativismo no RS

A Frente Parlamentar do Cooperativismo, presidida pelo deputado Elton Weber (PSB), foi reinstalada, no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, na última quarta-feira (3).

Em sua fala, Weber destacou que o cooperativismo está presente no Rio Grande do Sul há 121 anos e é um dos principais pilares do desenvolvimento, geração de renda, emprego e qualidade de vida do estado. Segundo o deputado, as cooperativas de crédito, trabalho, agropecuário, transporte, produção de bens e serviços, saúde, consumo e infraestrutura desenvolvem os municípios onde estão presentes, pois o dinheiro permanece na comunidade.

A Frente tem como objetivo desenvolver o processo de difusão e fortalecimento do cooperativismo no solo gaúcho visando o desenvolvimento do estado. “Quero dizer a todos do sistema cooperativo que esta Casa estará à disposição na Frencoop para atender, receber e trabalhar pelo cooperativismo gaúcho. Viva as cooperativas! Viva o cooperativismo gaúcho!”. concluiu Weber.

Manifestações


Ao final do ato, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin (MDB), deu posse aos integrantes da Frente Parlamentar. Ele reforçou a importância da Frente na medida que é a única que tem a assinatura de todos os 55 deputados e destacou o pioneirismo do Rio Grande do Sul no sistema de cooperativismo na América Latina.

Também se manifestaram na cerimônia Darci Pedro Hartmann, presidente da Ocergs, e Ronaldo Santini, secretário de Estado de Desenvolvimento Rural.

Presenças

Estiveram presentes no ato Artur Lemos, secretário-chefe da Casa Civil, e Beto Fantinel, secretário de Estado da Assistência Social; além das deputadas Silvana Covatti (PP),  Eliana Bayer (Republicanos) e Delegada Nadine (PSDB) e dos deputados Delegado Zucco (Republicanos), Zé Nunes (PT), Professor Bonatto (PSDB), Paparico Bacchi (PL), Gerson Burmann (PDT), Luciano Silveira (MDB), Airton Lima (Podemos), Guilherme Pasin (PP), Edivilson Brum (MDB), Miguel Rossetto (PT), Felipe Camozzato (Novo), Valdeci Oliveira (PT), Carlos Búrigo (MDB), Capitão Martim (Republicanos), Rafael Braga (MDB), Airton Artus (PDT) e Professor Claudio Branchieri (Podemos).

Fonte: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul