O primeiro caso de Ferrugem asiática, causado pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, foi confirmado pelo pesquisador Dr. Carlos Alberto Forcelini, da Agrotecno Research, na cidade de Paranapanema no estado de São Paulo.
O fungo da ferrugem dissemina-se facilmente com o vento e o seu controle deve ser iniciado preventivamente ou nos primeiros sintomas para maior eficiência. Para um melhor controle é necessário a utilização de fungicidas sítio-específicos que controlam a doença, pertencentes a três grupos distintos: os Inibidores de desmetilação (IDM, “triazóis”), os Inibidores da Quinona externa (IQe, “estrobilurinas”) e os Inibidores da Succinato Desidrogenase (ISDH, “carboxamidas”). A orientação é que os fungicidas sejam utilizados em rotação e sempre adicionados aos fugicidas multissítios para aumentar a eficiência de controle.
Novos casos do fungo, devidamente confirmadas por laboratórios habilitados, podem ser enviadas para a Embrapa Soja, para serem adicionados ao Consórcio antiferrugem.