Segundo análise realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços médios do açúcar cristal branco sofreram uma leve queda no spot do estado de São Paulo na semana passada, mantendo a liquidez estável no mercado.
Durante o período de 24 a 28 de julho, o Indicador CEPEA/ESALQ registrou uma média de R$ 134,63 por saca de 50 kg, o que representa uma diminuição de 0,11% em comparação com a semana anterior, em que o valor estava em R$ 134,77 por saca. Essa variação indica um cenário de estabilidade, mas com tendência de baixa nos preços do produto.
A queda nos preços do açúcar cristal branco ocorre em um momento particular para o setor canavieiro, pois o mês de julho é considerado o pico de safra. Nesse período, o clima se mostrou favorável para as atividades de colheita da cana e produção nas usinas do estado de São Paulo, com um padrão de chuvas reduzido.
A conjuntura exerce pressão sobre os valores da saca de açúcar cristal, principalmente por parte dos compradores, que encontram um cenário propício para negociar preços mais baixos.
Fonte: Cepea