Agronegócio

Pesquisadores da Agricultura publicam versão traduzida de livro sobre aquaponia

Com tradução técnica autorizada oficialmente pela FAO, o livro apresenta o conhecimento atual em aquaponia, com foco em pequena escala de produção.

Pesquisadores do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi) do Rio Grande do Sul, traduziram um livro sobre aquaponia, publicado originalmente em inglês pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). “Produção de alimentos em aquaponia de pequena escala: cultivo integrado de peixes e plantas” está disponível para download gratuito.

A aquaponia é um sistema integrado de produção de alimentos que associa a criação de organismos aquáticos, geralmente peixes, com a produção de vegetais, como hortaliças, recirculando a água e os nutrientes em um sistema fechado, reduzindo resíduos.

“A nutrição das plantas se dá pelos resíduos da produção da aquicultura, ao mesmo tempo em que os vegetais ‘filtram’ a água para os peixes. É uma alternativa de produção para locais com pouco espaço e pouca água, em áreas rurais ou urbanas”, explica a pesquisadora Andréa Ferretto da Rocha, uma das tradutoras da publicação, junto com os pesquisadores Rodrigo Favreto e Lissandra Souto Cavalli.

Com tradução técnica autorizada oficialmente pela FAO, o livro apresenta o conhecimento atual em aquaponia, com foco em pequena escala de produção. Está dividido em nove capítulos, cada um dedicado a uma faceta específica de um sistema aquapônico. “O livro traduzido poderá beneficiar diretamente produtores, estudantes, e demais interessados no assunto em diversos países de língua portuguesa”, finaliza Andréa.

Fonte: Assessoria DDPA/Seapi