Os altos desafios de ectoparasitas e o aparecimento de cepas multirresistentes configuram um importante desafio produtivo e econômico para a pecuária, impactando a produção de carne e leite. A partir deste mês de setembro, os pecuaristas de gado de corte poderão encontrar no mercado agropecuário uma nova molécula farmacológica para o controle de ectoparasitas.
O parasiticida é exclusivo para bovinos e proporciona uma alta eficácia contra carrapato, moscas-do-chifre, bernes e miíase. “O Fluralaner, ingrediente ativo do Exzolt® 5%, é um composto de uma nova classe química e a primeira isoxazolina aprovada para uso em bovinos”, diz o erente técnico da unidade de Ruminantes da MSD Saúde Animal, Daniel Rodrigues.
Ele ainda acrescenta que a solução chega para contribuir com o bem-estar dos animais, do meio ambiente e das pessoas, além de impulsionar a criação de gado. “Sempre buscamos unir ciência e tecnologia para soluções inovadoras e de excelência, que reforcem a segurança alimentar e permitam uma produção cada vez mais clara e rastreável em seus processos.”
Estudos que comprovam a eficácia
Em testes de estábulo, os resultados da formulação demonstraram que é uma ferramenta revolucionária no combate ao carrapato Rhipicephalus microplus, promovendo uma limpeza completa dos bovinos entre o terceiro e sétimo dia pós-tratamento. Com três aplicações, o pecuarista consegue passar o final da primeira geração, bem como a segunda e a terceira geração, com ausência total de carrapatos nos animais.
Contra a larva da mosca Dermatobia hominis, causadora do bernee das mosca-dos-chifres, observou-se também uma alta eficácia. No estudo da avaliação preventiva, que consiste em mensurar a capacidade do tratamento proposto em impedir o desenvolvimento de lesões causadas pelo desenvolvimento das larvas da mosca Cochliomyia hominivorax, causadora das bicheiras, o tratamento também demostrou resultados eficazes. “Os resultados são surpreendentes e demonstram que é uma solução sem igual no mercado. É a maior inovação que temos no controle dos parasitas em quase quatro décadas”, ressalta Rodrigues.
O gerente técnico complementa que é um produto de ação rápida, com alta eficácia a partir do terceiro dia após o tratamento. “O Exzolt® 5% tem alta segurança clínica, com uma molécula menos suscetível ao desenvolvimento de resistência. Permite a elaboração de programa de controle que limpa o animal e reduz a infestação nas pastagens, com resultados sem precedentes na pecuária. É um produto que impacta também a redução do manejo dos animais e os custos de mão de obra”, destaca Rodrigues.