O Movimento Sem Terra realizou um protesto hoje (10) em frente a unidade da Bayer em Jacareí (SP). Contrária ao uso e liberação de agrotóxicos, a manifestação contou com uma caveira inflável e manifestantes vestidos com macacões e máscaras. Além disso, foram realizadas pichações e pneus foram incendiados no logotipo da empresa. Em comunicado, a empresa condenou a “violência e danos cometidos” e disse estar aberta ao diálogo.
A ação também critica a atuação do governo Bolsonaro em relação ao tema e o aumento dos registros dos produtos. Além disso, os manifestantes afirmam ser contrários Projeto de Lei 6299/2002, que altera a legislação sobre defensivos agrícolas no Brasil. O MST ainda considera que há um “descaso do governo Bolsonaro com a precarização da vida no Brasil”, citando o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (II VIGISAN), que revelou que atualmente 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil.
“A ação de hoje expressa a força e a capacidade organizativa da juventude em torno da nossa pauta da Reforma Agrária Popular e também o intuito de denunciar os crimes ambientais do agronegócio e as mortes cometidas por envenenamento pelos agrotóxicos produzidos dentro dessa empresa”, disse Maurício Arante do Coletivo de Juventude do Movimento Sem Terra.
A Bayer disse à imprensa que está aberta ao diálogo e transparência, mas condenou a “violência e danos cometidos”. “Estamos sempre abertos ao diálogo e à transparência, mas a ação violenta é inaceitável em uma sociedade democrática, e totalmente contrária aos nossos valores”, disse a empresa.
Além disso, defendeu que a sustentabilidade é um compromisso da empresa. “Estamos cientes das preocupações dos manifestantes, mas estamos convencidos ao mesmo tempo de que precisamos de sementes com tecnologia inovadora, proteção de cultivos e soluções digitais para enfrentarmos alguns dos maiores desafios do nosso tempo: produzir alimentos suficientes para uma população mundial crescente utilizando menos recursos. Nosso compromisso com a sustentabilidade é um elemento central da estratégia corporativa e de negócios da Bayer e um dos nossos valores fundamentais”.