Agronegócio

Mais de uma tonelada de agrotóxicos contrabandeados é apreendida no RS

Dois contrabandistas foram presos com mais de uma tonelada de agrotóxicos proibidos na terça-feira (16). Foram duas ocorrências distintas, em Campo Novo e Rosário do Sul, ambas registradas pela Polícia Rodoviária Federal.

Em Campo Novo, os policiais deram ordem de parada ao motorista de um veículo emplacado em Barra Velha/SC, que transitava em direção à capital gaúcha. Segundo a PRF, o carro estava muito baixo e visivelmente carregado. O condutor desobedeceu a ordem e seguiu em fuga com o veículo, em alta velocidade. Ele foi perseguido até que colidiu em um meio-fio e ficou imobilizado.

O carro estava carregado com 600 quilos de agrotóxicos proibidos no Brasil. O motorista, natural de Nonoai, possui ocorrências por feminicídio, roubo, furto, estelionato, desacato e ameaça. Ele disse que trazia a mercadoria da Argentina.

Já em outra operação, na BR 158 em Rosário do Sul, os policiais abordaram um veículo com placas de Sertão Santana que vinha da fronteira com o Uruguai. Ao vistoriarem o compartimento de carga, encontraram mais de meia tonelada de agrotóxicos de origem estrangeira importados ilegalmente. O produto é de um tipo proibido no país. O motorista, natural de São Jerônimo, não tinha antecedentes.

Os dois criminosos foram presos e conduzidos para a delegacia. Os carros e os agrotóxicos foram apreendidos.

Desde o início do ano, a PRF já apreendeu 45 toneladas de agrotóxicos contrabandeados nas rodovias gaúchas.

Fonte: PRF