Agronegócio

Mais de 2 mil bovinos em situação irregular são interceptados nas fronteiras da Bolívia e Paraguai

Uma nova operação conjunta dos órgãos federais e estaduais para combater crimes transfronteiriços ocorreu entre os dias 18 e 28 de julho, no Mato Grosso do Sul. Durante a ação, foram fiscalizados 96.147 animais, dos quais mais de 2 mil bovinos se encontravam em situação irregular. Também foram apreendidas 2,9 toneladas de produtos de origem animal irregulares, duas embalagens de produtos de uso veterinário proibidos e duas de agrotóxicos ilegais. Na oportunidade ocorreram fiscalizações em 39 propriedades rurais e 135 veículos. Foram interditadas duas embarcações e dois estabelecimentos comerciais.

A ação Ágata Oeste 2022 ocorreu de forma conjunta entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira), com a Operação Ronda Agro XXII, e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (Iagro).

“Se considerarmos que o trânsito irregular de mercadorias agropecuárias é a principal forma de introdução de pragas e doenças em áreas livres, as ações de combate a ilícitos transfronteiriços com animais, vegetais, seus produtos e insumos agropecuários se tornam fundamentais para a manutenção da saúde dos rebanhos e sanidade das lavouras brasileiras”, explica o auditor fiscal federal agropecuário Marcos Eielson.

Ao todo foram emitidos 56 autos de infração, que resultaram em um prejuízo aos infratores de aproximadamente R$ 1 milhão em multas e R$ 44 mil em apreensões, sendo realizadas ainda duas conduções para delegacia de polícia para investigação de atividades ilícitas relacionadas ao crime de contrabando.

Para o gerente de Controle e Operações da Iagro, Marco Aurélio Guimarães, “a ação realizada previne a reintrodução de doenças como a Febre Aftosa no estado, que está a caminho do reconhecimento da situação de Livre de Febre Aftosa sem vacinação”.

A Operação Ronda Agro XXII ocorreu nas fronteiras da Bolívia e do Paraguai, sendo realizada em mais de 20 municípios. A Ágata Oeste 2022 faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), sendo organizada pelo Ministério da Defesa e realizada de maneira integrada com órgãos federais e estaduais. Participaram da ação, além do Mapa e Iagro, as Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização da União e do Estado do Mato Grosso do Sul.

Fonte: Mapa