As atividades nas lavouras de café têm avançado significativamente no mês de julho, com algumas regiões produtoras já colhendo metade da produção esperada, logo na primeira quinzena.
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a colheita do café robusta estão praticamente finalizadas na maioria das áreas consultadas.
No geral, a atual temporada apresenta um bom padrão de qualidade dos cafés.
O clima seco tem sido um aliado dos produtores, favorecendo tanto a colheita quanto a secagem dos grãos nos terreiros.
Além disso, o verão mais úmido ocorrido no início do ciclo (dezembro de 2022 a março de 2023) contribuiu positivamente para o desenvolvimento e o enchimento dos grãos de café.
No cenário de mercado, os preços do café arábica têm oscilado nos últimos dias. No entanto, a liquidez do mercado tem enfraquecido, com as negociações ocorrendo principalmente para cobrir os custos da safra.
Já para o café robusta, os negócios foram pontuais devido à oferta limitada do grão.
A colheita expressiva das lavouras de café e a perspectiva de uma boa safra são boas notícias para o setor cafeeiro brasileiro.
O país é um dos maiores produtores e exportadores de café do mundo, e a qualidade dos grãos é fator relevante para a competitividade no mercado internacional.
Fonte: Cepea