Com escritório no município de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, a Hedgepoint Global Markets mantém foco estratégico em suas operações na região, que é chave para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.
Em 2023, o estado gaúcho representou 5,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, crescimento de 1,7% em comparação com o ano passado, somando R$ 640,23 bilhões. Em fevereiro deste ano, a balança comercial de Passo Fundo registrou um superávit de US$ 12,7 milhões, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).
O território gaúcho se destaca pelo protagonismo na produção de commodities como soja, milho, trigo, além de ser um dos principais industrializadores de grãos. Com três anos de atuação regional, a companhia construiu uma relação ainda mais próxima aos clientes, ao proporcionar uma visão de experiência completa no gerenciamento de riscos.
“Estar presente em uma região que é um dos principais polos de produção agrícola, especialmente de grãos, permite à Hedgepoint fortalecer sua relação com toda a cadeia produtiva. Ao trazer uma visão global com análises e tendências de mercado, conseguimos agregar conhecimento, informação de qualidade e facilidades que podem fazer a diferença no dia a dia das operações de hedge de nossos clientes”, destaca Marcelo Lacerda, Head de Vendas para as Américas.
De acordo com o executivo, ao longo desses três anos, a companhia teve oportunidade de construir relacionamentos sólidos e evoluir seu portfólio de produtos para se conectar e atender particularidades do mercado regional.
“O gerenciamento de riscos busca identificar e avaliar os diversos riscos associados às operações com commodities, como variações cambiais, taxas de juros, instabilidades geopolíticas, condições climáticas e acordos comerciais. Compreender esses fatores permite mitigar impactos adversos usando instrumentos financeiros que protegem os negócios contra volatilidade e flutuações desfavoráveis nos preços”, reforça Lacerda.
Democratização do conhecimento
Além dos produtos e serviços relacionados ao mercado de hedge, a Hedgepoint tem investido na democratização do conhecimento sobre ferramentas de gerenciamento de risco.
“Temos uma plataforma que integra cursos de educação financeira a pesquisas, análises e relatórios que apresentam tendências e insights sobre o mercado de commodities, de câmbio e sobre movimentos macroeconômicos globais que influenciam no comportamento das cadeias agrícolas e de energia. Desta forma, oferecemos um olhar 360º para os principais riscos e oportunidades para nossos clientes”, pontua Eduardo Tres, Gerente Sênior de Relacionamento da Hedgepoint Global Markets, que atua no escritório local de Passo Fundo.
Na plataforma Hedgepoint Hub, clientes têm acesso gratuito e ilimitado a uma ampla gama de análises e relatórios exclusivos, abrangendo tendências de mercado e indicadores fundamentais para o mercado de Grãos, como progresso de safras no Brasil e Argentina, relatórios de clima de curto prazo, projeções de safra, basis nos principais portos do Brasil, além de diversos outros indicadores de macroeconomia e câmbio.
Para usuários não clientes, também é oferecida a opção de acesso via assinatura mensal, além de cursos sob demanda, que agregam conteúdos especializados adaptados a cada necessidade.
Sobre a Hedgepoint Global Markets
A Hedgepoint Global Markets é uma empresa especializada em gestão de risco, inteligência de mercado e execução de hedge para a cadeia de valor global de commodities, com larga experiência nos mercados agrícolas e de energia. Está presente em cinco continentes e oferece aos clientes produtos de hedge baseados em tecnologia e inovação, mantendo o cliente como ponto central de todos os processos. A companhia trabalha com mais de 60 commodities e mais de 450 produtos de hedge em sua plataforma.
Por meio do Hedgepoint HUB, oferece ainda atualizações de mercado, relatórios aprofundados, cursos e conteúdos focados em commodities como Grãos e Oleaginosas, Café, Açúcar e Etanol, Energia e muito mais.