Agronegócio

Geração de Biogás pode rentabilizar a propriedade

O biogás faz parte de um dos setores que mais cresce no mundo: o de energias renováveis. Ele surge como uma fonte alternativa inteligente e sustentável para geração de energia. O Brasil tem enorme potencial de produção de biogás, em especial no agronegócio. 

Apesar de ser um grande produtor de energia renovável, ainda há uma grande demanda e consumo por energia de origem fóssil no país, inclusive a cadeia agropecuária representa parte desse consumo. Ao mesmo tempo, o setor agrícola é um dos responsáveis pela produção de insumos para a produção de bioenergia.  

Com a grande expansão da produção de alimentos, é necessário que o país aumente a produção de energias renováveis. Estamos presenciando uma grande movimentação no uso de novos biocombustíveis, um grande passo para tornar os setores mais sustentáveis.  

O mercado precisa e precisará cada vez mais de profissionais que atendam essa demanda e que se atualizem a todo momento. Biogás é uma das fontes energéticas do futuro. Onde houver seres humanos, sempre haverá possibilidade de produção de biogás. 

Temos alta possibilidade de vivenciarmos um aumento significativo na representatividade do biogás na matriz energética brasileira nos próximos anos. A boa diversidade de aplicações, o aumento de competitividade e as metas de redução de emissões impulsionam a cadeia de energias renováveis. Podemos dizer com convicção, Biogás é a uma fonte de energia capaz de gerar lucratividade para os agricultores e pecuaristas, empregos e inovação energética para o Agro brasileiro. 

De acordo com a Embrapa se metade das pequenas e médias propriedades pecuárias brasileiras produzissem gás a partir de resíduos orgânicos, haveria uma economia total de 1,45 bilhão de reais anualmente. Esse é o valor que 504 mil fazendas, metade das que mantêm entre 10 e 100 cabeças de gado, economizariam ao deixar de comprar o botijão de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Além disso, o impacto ambiental seria considerável: 595,2 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) equivalente deixariam de ser emitidas a cada ano. Essa redução provém da substituição de um combustível fóssil (GLP) por outro de fonte renovável, o biogás. As estimativas são de um estudo realizado por pesquisadores da Embrapa Agroenergia (DF), a partir de dados coletados de um biodigestor instalado em caráter experimental em uma propriedade em Luziânia (GO).

O que gera biogás?

O biogás é um tipo de biocombustível produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos (de origem vegetal ou animal), que são decompostos, produzindo uma mistura de gases, cuja maior parte é composta de metano.

Quais são as vantagens do biogás?

As principais vantagens do biogás são: é um recurso renovável, de geração contínua e com armazenamento de baixo custo. Dá utilidade aos resíduos orgânicos que seriam descartados e contribui para a autossuficiência energética em áreas rurais.

Com informações Milkpoint/ Agência Embrapa