Previsão do Tempo

Massa de ar frio intensa derruba temperaturas no final de semana

Há possibilidade de chuva congelada nas áreas mais elevadas da serra gaúcha e catarinense.

Foto de galhos de árvore cobertos por geada.
Previsão é de geada no centro-sul gaúcho e na serra gaúcha e catarinense | Foto: Jesper Kronholm/Unsplash

A passagem de uma nova frente fria neste final de semana vai causar uma queda acentuada de temperatura nos estados do centro-sul do Brasil. Toda a Região Sul terá temperaturas abaixo da média e o fim de semana será marcado por geada no centro-sul gaúcho, na serra gaúcha e catarinense. Essa massa de ar frio de origem polar é a mais intensa já registrada no Brasil neste ano.

A queda da temperatura será acentuada também em São Paulo, no Rio De Janeiro, no Sul de Minas Gerais, em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso. O frio chega até o Acre e Rondônia.

As temperaturas continuam baixas na próxima semana e o feriado deverá ter frio também.

Chuva congelada

Além disso, há possibilidade de chuva congelada entre a noite de sexta-feira (24) e a madrugada de sábado (25) nas áreas mais elevadas (acima de 1000 m de altitude) da serra gaúcha e catarinense. As regiões mais prováveis de registrarem o fenômeno são São José dos Ausentes (RS), São Joaquim (SC), Urupema (SC), Urubici (SC) e Bom Jardim da Serra (SC).

A chuva congelada ocorre quando um floco de neve que sai da nuvem passa por uma camada de ar com temperatura positiva, mas depois congela novamente ao encontrar o ar gelado abaixo da base da nuvem. Esse é um tipo de precipitação invernal que ocorre quando há precipitações associadas a locais gelados, onde faz frio abaixo de 0°C.

Fonte: Climatempo