Uma frente fria avança de Oeste para Leste pelo Rio Grande do Sul nesta terça-feira (16), provocando chuva ao longo do dia em todas as regiões gaúchas. Os acumulados de precipitação devem ser altos em parte do estado.
A frente já foi responsável por chuva volumosa na madrugada desta terça em diversas localidades, chegando a 71 mm em Santiago.
A MetSul reforça que o risco maior desta frente fria é a chuva forte e não o vento. A chuva em algumas cidades tende a ter altos volumes em curto período, o que poderá provocar alagamentos.
A frente fria está associada a um ciclone, que está ao Sul da província de Buenos Aires, portanto muito distante do Rio Grande do Sul. O campo de vento intenso do ciclone vai ficar limitado ao litoral da Argentina e sequer chegará perto do território gaúcho, logo o ciclone não oferece preocupação.
Mudança no tempo
A chuva começa a se despedir do estado ainda hoje, especialmente da tarde para a noite, no Oeste gaúcho. No resto do Rio Grande do Sul, o tempo muda entre o final do dia e começo da quarta-feira (17), à medida que uma massa de ar seco e mais frio de alta pressão ingressa no território.
O ar seco associado a um centro de alta pressão na sequência da frente fria vai garantir uma segunda metade da semana com predomínio do sol e tempo aberto no estado. Por isso, a tendência é de vários dias com sol e tempo firme a partir de amanhã (17).
A atmosfera mais amena, o perfil seco e a escassa nebulosidade favorecerão noites bastante amenas ou frias na maior parte dos municípios gaúchos. Nas áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho, caso dos Aparados, inclusive, poderá ter até formação de geada, especialmente em baixadas.
Fonte: MetSul