Mil litros de agrotóxicos contrabandeados e 1,5 mil gramas de agrotóxicos sem cadastros nos órgãos de defesa agropecuária foram apreendidos no Sudoeste do Paraná. A ação ocorreu durante primeira semana de atividade da Operação Ágata, coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). As forças armadas, profissionais de segurança pública e agentes de fiscalização no combate aos crimes transfronteiriços também participam da operação.
A pessoa flagrada comercializando, transportando ou utilizando agrotóxicos contrabandeados responde administrativa, civil e criminalmente, com pagamento de multas, destruição de lavoura, no caso de aplicação, e a possibilidade de pena de reclusão de dois a quatro anos, conforme legislação federal.
Recomendação
A Adapar recomenda que os produtores rurais sempre utilizem insumos agropecuários cadastrados na entidade e no Ministério da Agricultura e que sigam as recomendações dos profissionais da agronomia e medicina veterinária, além de atualizar o cadastro do rebanho e realizar o transporte de animais com a guia.
Fonte: Seab