Agronegócio

Fetag-RS solicita ampliação do zoneamento agrícola da soja

A ampliação do zoneamento agrícola da soja no Rio Grande do Sul foi solicitada hoje (13), em reunião virtual com a ministra Teresa Cristina, pela Fetag-RS. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul argumenta que o plantio da soja está atrasado devido à estiagem.

O presidente da entidade, Carlos Joel da Silva, solicitou que seja aberta uma janela de 15 dias para o zoneamento da soja no Estado. Em algumas regiões, apenas 10% da soja prevista foi plantada, conforme a Federação. Para a próxima quinzena as previsões apontam para período de chuva, o que favorecerá o plantio.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “a abertura da janela é fundamental para que os produtores rurais sejam amparados pelo Proagro, dando mais segurança para que o plantio seja realizado”.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento afirmou que está empenhada na busca de soluções para ajudar os produtores neste momento de dificuldades.

Zoneamento

O período definido pelo Mapa para a semeadura da soja no Rio Grande do Sul começou em 13 de setembro de 2021 e deverá terminar em 31 de janeiro do ano que vem. A medida tem o objetivo de reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos e considera o risco fitossanitário causado pela ferrugem asiática da soja.

Confira também:

Com informações da Fetag-RS