Foi concluída nesta segunda-feira (31) a etapa na Arábia Saudita da missão brasileira do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
O primeiro dia da missão no país foi no domingo (30), onde o ministro Carlos Fávaro se reuniu com o ministro de Meio Ambiente, Água e Agricultura, Abdulrahman Abdulmohsen A. AlFadley, na capital Riad.
Na ocasião, os ministros ressaltaram os aspectos de complementaridade entre Brasil e Arábia Saudita para a formação de um grupo de trabalho visando a estruturação e implementação de parceria conjunta no setor agropecuário e de insumos agrícolas.
Já nesta segunda-feira, após reuniões, Fávaro anunciou a formação do grupo de trabalho entre os países para a estruturação da parceria no maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo, desenvolvido pelo Mapa. O programa visa a conversão de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis.
Diante da proposta, o ministro saudita informou que sua pasta irá atuar no sentido de pavimentar o caminho para que a Saudi Agriculture and Livestock Investment Company (Salic) e empresas do setor privado do país ingressem na iniciativa.
A missão teve ainda o objetivo estreitar parcerias técnicas e comerciais entre os dois países, principalmente para a agropecuária brasileira.
Influenza aviária em pauta
Durante o encontro, também foram realizadas as tratativas para a regionalização do protocolo de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), em caso de detecção de focos em granjas comerciais.
O Brasil é o maior exportador de frango do mundo e um dos únicos países que mantém o status de livre da IAAP, conforme a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Relembre
Desde a última semana o Mapa está em missão oficial pelo continente asiático. Dentre os países já visitados e ainda por visitar estão Coreia do Sul, Japão, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.
Com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária