Na Estação Experimental da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), os preparativos para a 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que acontece entre os dias 21 a 23 deste mês, estão a todo vapor. Durante a coletiva de apresentação realizada nesta quarta-feira, 7, autoridades puderam ver de perto a montagem das estruturas que receberão empresas e entidades, totalizando 150 expositores durante os três dias de atividades do evento. Com uma área de 26 hectares, sendo dez exclusivos de lavouras, a expectativa é de um encontro agrícola de grande magnitude.
Novidades aguardam os visitantes
O presidente da Federarroz, Alexandre Velho, destacou a importância do tema deste ano, “Gestão Potencializando Safras”, e apresentou algumas das novidades que serão apresentadas aos visitantes, como a Arena Digital, a área de Drones e a da Indústria 4.0. Com a estimativa de 15 mil pessoas presentes nos três dias do evento, a 34ª Abertura Oficial da Colheita promete ser uma oportunidade única para o compartilhamento de conhecimentos e experiências no setor agrícola.
Colheita simbólica de soja na lavoura Breno Prates
Além da colheita da área de arroz, este ano será colhida uma área de soja na lavoura Breno Prates, simbolizando as multiculturas em Terras Baixas. Com duas cultivares de soja e outras quatro de arroz, essa iniciativa reforça a importância da diversificação na matriz produtiva da região. A colheita simbólica está agendada para o dia 22, às 17 horas.
Apoio é fundamental para o sucesso do evento
O Senar RS, correalizador do evento, preparou uma série de atividades para os participantes, incluindo seminários de gestão, dinâmicas com drones e um jogo interativo sobre questões da gestão agrícola. O prefeito de Capão do Leão, Vilmar Schmitt, destacou a importância da realização da Abertura da Colheita em seu município, enfatizando a parceria com os produtores e a Federarroz. “Nós não somos ninguém sem ter uma boa equipe e Capão do Leão é parceira dos produtores, da Federarroz, e estaremos juntos para assim crescermos”, destacou, ao parabenizar os organizadores.
Um olhar para o futuro da agricultura
Falando em nome da Embrapa Clima Temperado, o chefe geral interino Waldyr Stumpf Júnior enfatizou a importância da parceria de mais de 10 anos com a Federarroz. Ele ressaltou o papel da ciência e tecnologia na evolução da agricultura brasileira e destacou a necessidade de sistemas de produção inovadores em Terras Baixas, promovendo a diversificação da matriz produtiva e a integração lavoura-pecuária. “A Embrapa é uma casa de ciência e tecnologia e hoje temos o Brasil na vanguarda mundial para agropecuária focada em produção de alimentos. Este evento, amadurecido, canaliza para cá não só as questões políticas, os negócios para a cadeia do arroz, mas também a ciência e tecnologia”, afirmou.
Informações e Inscrições
A 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federarroz, com correalização da Embrapa e do Senar RS, contando com o patrocínio Premium do Instituto Riograndense do Arroz (Irga) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Para mais informações e inscrições gratuitas, os interessados podem acessar o site colheitadoarroz.com.br.