Agronegócio

Em Goiás, famílias assentadas devem ser beneficiadas com projeto de Fruticultura

O estado de Goiás possui cerca de 400 assentamentos em seu território, que abrigam 24 mil famílias. Com a intenção de ofertar programas de incentivo à agricultura familiar, o estado investe em ações que integram o Goiás Social.

Um dos projetos, realizado por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas jurisdicionadas (Emater, Agrodefesa e Ceasa), é o Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, em Flores de Goiás.  O objetivo é tornar o nordeste goiano em uma referência para o setor no país. 

De maneira direta e indireta, o projeto deve impactar mais de duas mil famílias, de 45 assentamentos rurais da região. Inicialmente, o plano é atingir uma área prevista de 300 ha, com abastecimento hídrico voltado para a irrigação supridos pelas barragens dos rios Paranã e Ribeirão Porteira.

Em maio de 2023, o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, esteve em vistoria à entrega da primeira etapa do projeto. Na ocasião, Caiado enfatizou que nesse tempo todo as pessoas estavam ali sem um apoio técnico, de maquinário, sem uma orientação do que deviam plantar, ou de como vender.

“Simplesmente deixaram eles aqui nessa região, dez anos nessa gleba de terra sem poder avançar, apesar do esforço próprio de cada um” afirmou em reportagem veiculada pelo Jornal Brasil Central.

Sobre o projeto

A iniciativa conta com investimentos de R$ 11,3 milhões. Ela é uma parceria que envolve o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Senar Goiás, a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), a Emater e as prefeituras municipais de Formosa, São João D’Alianca e Flores de Goiás.

Além deste, outros programas visam incentivar a agricultura familiar no estado. O governo, com demais entidades, garantem assistência técnica, qualificação profissional, difusão de tecnologia, acesso a mercados e consultoria aos pequenos produtores.

Com informações do Governo do Estado de Goiás.