Opinião

Educação que transforma

Conheça as ações da aviação agrícola para alcançar educação de qualidade

Foto de avião agrícola durante voo.
Acreditamos que através da educação qualificamos ainda mais o setor da aviação agrícola e preparamos os pilotos e empresas | Foto: Ibravag/Sindag/Divulgação

Educação é um dos pilares mais fortes do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) e do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). Acreditamos que, através dela, qualificamos ainda mais o setor da aviação agrícola e preparamos os pilotos e empresas para entregar o seu melhor ao mercado e à população.

Confira as ações da aviação agrícola para alcançar EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

Implantação do Programa Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA Brasil)

Iniciado em 2022, através de uma parceria do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) e apoiado pelo Sindag, o BPA Brasil deve agora se tornar uma ação permanente. Seu foco é promover melhoria da gestão, capacitação de pessoal e implantação de novas tecnologias nas empresas. Isso a partir dos pilares Governança, Pessoas, Processos, Novas Tecnologias, Segurança Operacional e Sustentabilidade. Abrangendo pesquisas de mercado, apoio de especialistas e foco em metas de aprimoramento contínuo.

Elaboração e implantação de uma pós-graduação específica para profissionais do setor aeroagrícola

O MBA em Gestão, Inovação e Sustentabilidade Aeroagrícola teve sua estreia em abril de 2021 e já formou três turmas desde então. O curso ocorre de forma online e abrange quatro módulos, com foco em gestão empresarial, sustentabilidade, inovação e liderança. As aulas são online e abrangem disciplinas como Gestão estratégica e Visão Sistêmica de Negócios, Economia Agrícola, Sustentabilidade e gestão ambiental, Neuroliderança e inteligência emocional, além de outras 21 matérias. O curso também é aberto para profissionais sem curso superior – que, nesse caso, cursam cada disciplina como curso de extensão.

Implantação de um Curso de Atualização de Pilotos

O Curso de Atualização de Pilotos Agrícolas estreou em julho de 2023 e tem currículo renovado a cada temporada. O objetivo é manter ele atualizado, embora foque sempre em temas como Comportamento e saúde (questões psicológicas e físicas), Tecnologias de aplicação (produtos, culturas e técnicas), Equipamentos (tecnologias embarcadas), além de Finanças pessoais e Planejamento da carreira e outros temas.

Geração de conhecimento

Desde 2019 o Sindag promove o Congresso Científico da Aviação Agrícola, que avalia, divulga e premia trabalhos acadêmicos com foco na aviação agrícola. Os trabalhos são avaliados por uma junta acadêmica e por representantes do Sindag e do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag). Com premiação do primeiro ao terceiro lugares e o prêmio Inovação – prestigiando estudos que resultem imediatamente em melhorias no campo. A apresentação e premiação dos trabalhos do Congresso Científico ocorrem anualmente dentro do Congresso Brasileiro da Aviação Agrícola (Congresso AvAg).

Além disso, o Sindag e o Ibravag integram o Núcleo de Estudos em Atividades Aeroagrícolas (NEAAgri) da Universidade de Brasília (UnB), criado em março de 2024. O NEAAgri tem a participação também da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Sistema Fape/DF) e da Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola. O Núcleo tem como objetivo justamente fomentar pesquisas sobre o setor aeroagrícola.

Divulgação do conhecimento e transparência

Em 2018, o setor aeroagrícola passou a contar com uma publicação própria para discutir cenários do mercado, apresentar avanços tecnológicos, regulação e outros temas sobre o setor, além da divulgação da pesquisa científica. No caso, a Revista Aviação Agrícola (Revista AvAg) é elaborada em uma linguagem que atende tanto ao leigo no tema quanto o especialista acadêmico, democratizando o conhecimento. Além disso, o Sindag edita a revista Flapinho e o gibi Turma do Agro, levando as informações também às crianças.

Opinião

As ideias expressas nesta coluna são exclusivamente do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, a posição do Portal Destaque Rural.